Bolos em potinhos com a montagem de uma clássica pâtisserie francesa, feitos com ingredientes de primeira, milimetricamente calculados e sobrepostos em camadas como se fosse uma versão miniatura das tradicionais tortas parisienses. Essa foi a ideia da Chef Pâtissière Mariana Correa, da La Parisserie, ao criar as versões “Petit Pots” das suas receitas Tarte tatin, Tarte au citron, Tarte chocolat caramel fleur de sel e outras.

Os petit pots são uma sobremesa tradicional em versão miniatura e individual da torta francesa. Uma porção equivale a uma fatia das tortas inteiras, em uma montagem criativa e aprimorada. “A intenção é facilitar o consumo e evitar o desperdício, pois uma torta inteira, quando é cortada, tem uma vida de vitrine bem menor”, explica a Chef Pâtissière Mariana Correa.

Petit pot tarte au citron, feito com creme de limão siciliano (sem leite condensado), sablé breton, merengue italiano e finalizado com suspiros.  Foto/Mariana Correa

Com os petit pots é possível fazer uma quantidade menor e diariamente, o que faz com que o estoque seja sempre renovado. Além disso, o produto vem ao encontro de uma tendência de consumo rápido, da busca por praticidade na hora da refeição e da proposta da loja em ser prête à emporter, ou seja, com produtos prontos para levar.

Além de ser uma sobremesa deliciosa, os potes são de vidro e retornáveis.  Ao levá-los de volta à loja, o cliente recebe um desconto ao adquirir um novo Petit Pot.. “A ideia do vidro retornável agrada muito. Todo mundo acha superinteressante e tenho vários clientes fiéis no retorno dos potinhos”, conta a Chef.

A inspiração veio do Master Chef Pâtissier Christophe Michalak, ex-Chef Pâtissier do Plaza Athénée, de Paris, e vencedor da Copa do mundo da pâtisserie em 2005. Ele criou em sua loja os “kosmiks”, que são versões de pote de suas tortas tradicionais. Por aqui, eles ganharam um toque brasileirinho, com sabores tropicais e outras versões clássicas, mas com toque regional.

A chef explica que os sabores variam e são feitos de acordo com a preferência dos clientes. Os preferidos são os de limão siciliano, o de frutas vermelhas e o de chocolate com caramelo salgado – que é o carro chef da La Parisserie.

 Serviço:

La Parisserie

Avenida dos Bandeirantes, 1299, loja 27, Belo Horizonte/MG

Funcionamento: Terça a sexta: 11h às 19h. Sábado:10h às 14h. Telefone: 31 99227-8604

Petit Pots: R$ 18 reais [R$ 15 com desconto para quem levar o pote retornável]

Site: laparisserie.com.br