Na busca por uma alimentação mais saudável, vale recorrer a hábitos que simplifiquem a escolha por alimentos nutricionalmente mais ricos. Um desses truques é a valorização do apelo visual, afinal, manter frutas e legumes ao alcance dos olhos pode funcionar como lembrete diário para consumi-los. Optar pelo uso de uma fruteira além de reforçar esse estímulo pode acrescentar um ingrediente favorável ao décor da cozinha.

A nutricionista Kelly Todescatto explica que é mais fácil criar hábitos saudáveis quando recebemos diferentes estímulos – uma das estratégias possíveis é manter diferentes frutas e legumes expostos. “Muitas pessoas compram esses alimentos e deixam escondidos na última gaveta da geladeira – acabam nem lembrado que eles estão lá. Outra coisa que acontece com frequência é deixar tanto tempo na geladeira que acabam ficando murchos, menos saborosos e menos nutritivos, o que faz diminuir o consumo de frutas e verduras”, explica a nutricionista. “As melhores frutas e verduras para se ter na fruteira são as da época. Elas são mais baratas, têm menos defensivos agrícolas, são mais nutritivas e muito mais saborosas. Na maioria das vezes, trazem os nutrientes necessários para a estação, como por exemplo a vitamina C da laranja nas estações mais frias. Outra dica é que, com os dias agitados, você pode ‘adotar’ um agricultor e receber uma cesta com produtos da época na comodidade de sua casa”, completa.

Existem diversos modelos de fruteiras que atendem variados estilos de decoração e necessidades de uso – desde o minimalista até o design mais arrojado. Confira algumas sugestões:

A arquiteta Tatiana Yokota tem uma ótima sugestão para unir qualidade de vida, praticidade e design no armazenamento de frutas e legumes. Em um cômodo de 24m², ela realizou um projeto para uma família que adora preparar refeições.

Cozinha assinada pela arquiteta Tatiana Yokota    Foto/Divulgação

Para os moradores, era essencial a presença de uma fruteira, preferencialmente um modelo tradicional, de piso. Ela escolheu, então, gavetas multiuso com acabamento cromado – segundo Tatiana, aposta certeira, já que o utilitário une beleza e praticidade.

Fruteiras avulsas também podem dar um toque extra ao décor e servir como lembrete para uma alimentação mais saudável. A fruteira Vick, assinada pela designer Juliana Desconsi para a Masutti Copat, é um ótimo exemplo.Com fabricação em aço inox, é nas cores vermelha, amarela, preta e cappuccino.

   Fruteira Vick da Masutti Copat   Foto/Moresco

O modelo Due foi projetado para assumir diferentes disposições: dependendo da quantidade de frutas, pode ser utilizado aberto ou fechado. Com formato anatômico, conforme a necessidade, a peça pode ser reduzida de tamanho para ampliar a área útil dos balcões ou bancadas.

 

Fruteira Due   Foto/Guilherme Jordani

 

 

 

 

 

A  fruteira Orbi harmoniza forma e função em uma criação especialmente desenvolvida para cozinhas e áreas gourmet. Composta pela mescla de arames e couro, aposta na combinação de materiais para explorar o conceito artesanal. A peça é assinada pela designer Juliana Desconsi para a marca Masutti Copat.

 

 

Fruteira Orbi com design assinado por Juliana Desconsi para a Masutti Copat  Foto/Moresco

 

 

Onde encontrar: fruteiras Masutti Copat à venda em lojas e e-commerces parceiros. Consulte em www.masutticopat.com.br.