Arquiteta Estela Netto está em sua sétima participação na CASACOR Minas e nesta edição de 2019, responsável por projetar o Living, cria um espaço totalmente voltado para o lazer e diversão.

O espaço de aproximadamente 250m², possui Home Cinema, Espaço Gourmet, Adega e Lounge da Lareira. “Resolvi criar um espaço de convívio para o encontro das pessoas, onde possam celebrar e curtir a vida, tanto em família quanto entre amigos. É importante pensar o quanto temos relações de carinho e afeto com a própria casa e que ela, também, seja palco de uma das coisas mais deliciosas que a gente tem que é o convívio com quem a gente ama”, explica Estela.

Trata-se de um espaço fluido, amplo, que tem integração com o paisagismo de Nãna Guimarães, que privilegiou espécies tropicais, dialogando com o estilo modernista do local onde a mostra está sendo realizada este ano: o Palácio das Mangabeiras.

Um dos destaques do projeto é a entrada de luz natural através de um pergolado e  dos grandes vãos de vidro; merece destaque também o uso de materiais e texturas naturais.

Living CASACOR Minas assinado pela arquiteta Estela Netto    Divulgação/Assessoria de imprensa

Mesmo tendo três ambientes, o ambiente é totalmente integrado e essa conexão se faz por meio de escolhas inteligentes. Um exemplo é a geladeira lançamento da Elettromec, embutida na marcenaria da Marcatto, que mantém a cozinha com aspecto de sala. Outro item marcante é o Florin, da Directa. Trata-se de lâminas sintetizadas italianas que cobrem as portas do mobiliário, trazendo, além de beleza, longa durabilidade e facilidade de manutenção.

Em toda a ambientação, peças de arte escolhidas com a curadoria da Galeria dotART compõem o cenário, com obras de artistas brasileiros, incluindo Amílcar de Castro. O talento oriundo do Brasil também é valorizado no mobiliário com peças de Jader Almeida, Mauricio Bonfim e Tidelli.

Outra característica importante é o uso da tecnologia. O espaço é totalmente automatizado através da iluminação e sonorização, by Tecai. “A tecnologia é uma ferramenta para o conforto e não o objetivo final. A ideia é que o visitante se sinta impactado e contagiado pela boa vibração da música no ambiente. Para isso temos um lançamento de uma TV de 85 polegadas da Sony”, pontua Estela Netto.

Com um projeto luminotécnico minimalista da A. de Arte, o espaço construído do zero também ousou no que diz respeito ao processo construtivo, executado pela Construtora Santa Rosa. A técnica é feita em treliça metálica espacial e o fechamento possui uma parte de steel frame e outra, direta, ventilada no florin.

Estamos usando essa lâmina de florin em todo o revestimento da fachada, que cria uma possibilidade de montagem mais rápida e um grande potencial estético, pois temos inúmeras possibilidades de padrões de florin fazendo alusões a pedras ou ao fosco, por exemplo. É uma fachada de grande impacto”, encerra Estela Netto.

A CASACOR Minas 2019, acontece de 03 de setembro a 13 de outubro, no Palácio das Mangabeiras. Praça Efigênio de Sales, bairro Mangabeiras.