Ronaldo SPFW 7Após a “angústia da criação”, como ele define as semanas de trabalho inspiradíssimo, muita pesquisa e paixão no processo de uma nova coleção, Ronaldo Fraga apresenta nesta quarta, 2 de abril, às 15 horas, na  37ª edição do SPFW, seu verão 2015: O Caderno Secreto de Candido Portinari.  O estilista, designer, ilustrador, pensador – bem, ele é tudo isso, sem qualquer deslumbre em sua persona – acrescenta ao line-up de criações outro importante nome da cultura e da arte. Obra e trajetória de Portinari levaram Ronaldo Fraga a revelar novas texturas, tecidos (como a malha biodegradável usada em algumas peças) e tramas –  fitas sobrepostas criando delicados quadrados em jogos de azul, desenvolvida pela Brittânia Têxtil.

Na passarela, aproximadamente 30 looks – dos quase 60 que estarão no backstage – todos resultado das anotações, dos icônicos croquis,  observações e insights preservados em um novo caderno. Ronaldo Fraga, a cada coleção, monta seu próprio moleskine com recortes de notícias, desenhos, frases, pensamentos, detalhes de tecidos, especificações de cores, ideias para a cenografia do desfile, acessórios e calçados (assinados por Virgínia Barros). Uma segunda obra, sempre aberta a novas observações. Não à toa, em 2013, seu processo criativo chegou às livrarias com o “Caderno de Roupas, Memórias e Croquis” (300 páginas, Editora Cobogo, com as 35 primeiras coleções femininas).

Ao eleger Portinari, com uma obra construída e admirada, nosso estilista da moda que pensa buscou inspiração nos cadernos do artista, com o apoio do herdeiro e filho João Candido Portinari, que liberou o uso dessas imagens. Ronaldo Fraga mostra um pintor que revelou o Brasil rural, o povo trabalhador, com suas dores e alegrias – daí as estampas de plantações de café e outras que remetem a elementos lúdicos e  infância.

Variações de azul, cartelas remetendo a tons de palha, amarelo e ocre, prints coloridos em tecidos diversos. O verão 2015 de Ronaldo Fraga é fresquinho: calças e shorts com amarrações, vestidos com decotes generosos e cavas quadradas, tops geométricos e com movimento, saias ora justas e com tornozelos à mostra; ora livres no corpo, vestidos com shapes trabalhados e bolsos embutidos.  Vale lembrar, Ronaldo faz roupas de vestir, personalíssimas e que se adequam a todas as mulheres.

Ronaldo SPFW 13Ronaldo SPFW 4Ronaldo SPFW 5

 

 

 

Croquis da coleção verão O Caderno Secreto de Candido Portinari

Um sábado no ateliê

Onze horas. Uma rua tranquila  acomoda o ateliê de Ronaldo Fraga, que é assim, coladinho à casa da família. No dia 29 de março, o estilista finalizava as provas dos últimos looks. Na sala ampla, lembrando casa da gente, uma mesa com os apetrechos do ofício – o caderno de criações, notebook, lápis de cor, canetas coloridas, papel, bandeja com café e aconchego.

Ronaldo Fraga é como a formiguinha antes do inverno: trabalha incansavelmente. E consegue enviar e-mails, checar contatos, atender o celular, decidir os acertos de cada peça, remodelar decotes, orientar a pequena equipe de plantão e conversar. Sobre a coleção, tecidos, a escolha da trilha (especialíssima!!!) e ser aquele cara doce, simpático, simples, bom ouvinte.

Oh, sim! Ele segue imune às honras e glórias de sua trajetória em quase 20 anos de ofício. Mais importa é seu trabalho espalhar  cultura, informação, arte e a diversidade do Brasil. Sem rasgos de vaidade, mas com o orgulho genuíno de um criador atento e que acredita nos movimentos envolvendo moda, arte, design. Um dos poucos grandes nomes do estilismo nacional a ter controle total de sua marca, ele está sempre desenvolvendo novas parcerias – as duas últimas foram a linha Make B para O Boticário e os calçados infantis criados para a tradicional Bibi.  Na agenda, novos designs para a Tok & Stok e sacolas assinadas para a rede Verdemar.

Em março, foi a Bologna, na Itália, como representante do Brasil e convidado do Lineapele, maior feira de couro do mundo, onde  apresentou um vídeo de 14 minutos mostrando como transformar o couro em  produto de design. Sua participação resultou da coleção inverno 2014 (que chega à loja da Fernandes Tourinho ainda este mês), Carneseca ou Um Turista Aprendiz em Terra Ásper, que explora o sertão, o céu azul, a terra árida, cactos verdejantes – as peças em couro atraíram o olhar do mundo.

Carneseca também está em Londres. Ronaldo participa pela segunda vez do Designs of The Year, do Museu de Design, com um dos looks da coleção – o vestido criado com pedaços de pelica azul, marinho e coral foi selecionado para a mostra (em cartaz até agosto), juntamente com criações de outros seis estilistas – entre eles, Raf Simons, com um dos looks de sua primeira coleção haute couture para a Dior. Por Beth Barrabethbarramoda@gmail.com

Ronaldo Fraga Inv 2014 LOURDESRonaldo FragaRonaldo FragaRonaldoFraga Inv 2014 namidiaVALE 15 Looks da coleção Carneseca, em abril na loja Ronaldo Fraga. A primeira foto é o já icônico vestido eleito pelo Museu de Londres (Fotos/divulgação)