Ronaldo em Lourdes (18)O Caderno Secreto de Candido Portinari foi revelado por Ronaldo Fraga. O designer mineiro apresentou seu verão 2015 na quarta-feira, 2 de abril, às 15 horas, no Parque Cândido Portinari, durante a 37ª edição do SPFW, que tematizou nesta temporada exatamente moda e arte. A iluminação azul na porta de entrada das modelos e o chão – cenografado por um tapete formando os balões que marcaram a obra do artista – criaram o ambiente para o desfile da nova coleção, que explorou o mundo ora lúdico e colorido, ora intenso e dolorido dos trabalhoradores dos cafezais retratados por Portinari.

Decotes e recortes inesperados em vestidos e tops, muitos e belos tons de azul ( o artista pintava o céu de Brodósqui, sua terra natal, no interior de São Paulo) em estampas formando balões geométricos – recorrentes nas pinturas lúdicas do mestre Portinari –  bordados delicadamente descontruídos em gamas de azul, vestidos levissimos em marinho com blue em tramas de linha.

Um verão cheio de frescor, com bolsos nos vestidos longos e midis, nas calças com amarrações. Ronaldo Fraga trabalhou uma nova alfaiataria em alguns modelos, estruturados, mas com movimento, unindo algodão e tricoline a entremeios de fita sem forração – um tressé limpo e sutil na transparência.  Além da bela cartela de azuis, das estampas primorosas, dos bordados, looks em tons de nude e de laranja (lembrando terra e o sol se pondo) e vestidos com shape amplo nos quadris e jogos de coresnos dress confeccionados em malha do fio AMNI biodegradável, unindo losangos coloridos .

Algodão, seda e linho entre os tecidos da coleção e a delicadeza da trama em fitas trançadas da Brittânia Têxtil. O combo top decotado e saia longa e ajustada foi feito com o tecido em fitas, uma arte antiga que foi resgatada pela tecnologia. Um dos looks arte de Fraga é o top com decote em recortes geométricos e saia longuete confeccionado em placas formando um dos painéis do mestre – confira na foto que abre a matéria.

A parceria com Virgínia Barros nos calçados surge agora em abotinados de salto mínimo e azul intenso, ou com delicados e coloridos recortes de couro formando losangos. Destaque da passarela, os máxibrincos em madeira colorida e os óculos em plástico, especialmente os azuis representando o céu tão retratado pelo pintor.

As coleções de Ronaldo Fraga não são peças de temporada, ele cria roupas de vestir que exigem, sim, personalidade e conhecimento da geografia do próprio corpo. Daí que os vestidos, tops, saias, calças podem ser usados por mulheres de silhuetas, pesos e alturas tão diversas como a natureza feminina.

Fraga Novo 1

 Fraga Novo 2

 Fraga Novo 3

 Fraga Novo 4

 Desfile da coleção verão 2015 de Ronaldo Fraga – O Caderno Secreto de Candido Portinari – imagens/Fotosite

Trilha instrumental mixa erudito e popular e a exuberância de Un Son Para Portinari

Mestre sensível e atento na escolha das trilhas de seus desfiles, dessa vez Ronaldo Fraga elegeu Nicolas Krassik, músico e violonista francês que adicionou a rabeca ao repertório, criando novas sonoridades ao mixar erudito e popular. As modelos desfilaram ao som de canções como Opinião (de Zé Ketti – “…Podem me prender, podem me bater/ Podem até deixar-me sem comer/ Que eu não mudo de opinião./ Daqui do morro eu não saio não, daqui do morro eu não saio não…”), em execução instrumental de Krassik.

Belíssima e emocionante, Un Son Para Portinari, com o grupo chileno Inti-Illimani – que abriu e fechou o desfile. Quase um poema cantado, a música (gravada também lindamente por Mercedes Sosa) é uma declaração de amor ao homem e sua obra: “Para Candido Portinari,/  La miel y el ron/  Y una guitarra de azucar/  Y una cancion/  Y un corazon/  Para Candido Portinari/  Buenos aires y un bandoneon…”).

Com essa trilha  mixando Brasil e América Latina, violino e rabeca, Ronaldo Fraga confirma sua vocação instrínseca de fazer moda com arte, cultura, música. Em entrevista recente, ele disse que a moda está louca para se libertar da roupa. Ou, em uma interpretação fraguiana, tornar-se mais que peça de vestuário, identidade. Por Beth Barrabethbarramoda@gmail.com

ronaldo namidia14 VALE