Existem perfis únicos de moradores em cada residência, por isso, sempre que os arquitetos assumem um projeto, precisam conhecer o estilo e as necessidades das pessoas para quem será realizado o projeto.

Em São Paulo (SP), um casal de meia idade decidiu reformar a cozinha da casa para torna-la mais clara e aconchegante – ideal para preparar receitas do dia a dia e pratos especiais para as visitas. Quem assumiu o desafio de repaginar o cômodo foi a arquiteta Tatiana Yokota, que equilibrou um layout clean com soluções funcionais para facilitar as tarefas cotidianas.

Projeto assinado pela arquiteta Tatiana Yokota    Foto/Divulgação

A cozinha de 24m² é realmente o coração da casa. “Não há hora que não tenha algo sendo preparado: suco, bolo, café ou assados. Os proprietários costumam receber a neta, que chega pela manhã e fica até a noite. Há também o cuidado com a alimentação da mãe da proprietária, que mora com eles. Portanto, a cozinha é muito utilizada, todos os dias e em todas as refeições. Pensando nisso, funcionalidade e praticidade foram quesitos essenciais no desenvolvimento do projeto”, explica Tatiana.

Projeto da arquiteta Tatiana Yokota        Foto/Divulgação

Como os moradores pediram pediram uma cozinha clara, a arquiteta optou pela cor branca e uma paleta com outros tons neutros, com detalhes em cinza nas paredes e MDF amadeirado claro em alguns móveis. “Utilizamos o porcelanato Mineral Portland no piso e o porcelanato Cetim Bianco nas paredes gerais. Nas paredes de destaque (bancada de trabalho e balcão da sala de almoço) optamos pelo Mosaico Paonazzetto Classic. As bancadas são em Quartzo Super White, material de fácil manutenção, não mancha e aguenta altas temperaturas”, completa a arquiteta.

Tatiana lembra que, para os proprietários, era essencial a presença de uma fruteira, preferencialmente um modelo tradicional, de piso. Para isso, ela escolheu gavetas aramadas Masutti Copat com acabamento cromado. “Foi a escolha certeira, pois esse utilitário une beleza e praticidade. Conseguimos atender ao pedido do cliente aliando a estética clean desejada”, afirma.

Projeto de Tatiana Yokota    Foto/Divulgação

Os acessórios Masutti Copat contribuíram para realizar mais dois desejos no projeto: escorredor de louças oculto e porta-garrafas. “Embora exista bastante sobre a bancada, o casal solicitou a instalação do escorredor de louças embutido para não haver louça exposta, afinal, sempre fica pelo menos um copo no escorredor. Outro item essencial foi o porta-garrafas para armazenar óleo, azeite e semelhantes próximos à área de cocção”, detalha Tatiana.

Masutti Copat: Empresa gaúcha com mais de 35 anos, que aposta em qualidade e tecnologia para produzir utilitários funcionais que unem praticidade e beleza. www.masutticopat.com.br.

Responsável pela obra: arquiteta Tatiana Yokota      Intagram: @tatianayokotaarq

Localização do projeto: Casa em São Paulo (SP)