Todos os anos acontece em Lima, no Peru, o Mistura, um dos festivais gastronômicos mais reconhecidos da América Latina. Em sua 11ª edição, o evento será realizado na Costa Verde, de frente para o mar, de 6 a 16 de setembro. A previsão é ultrapassar o número de 302.139 visitantes registrados em 2017, no distrito peruano de Rímac.

Mistura: paraíso dos gourmets, acontece de 06 a 16 de setembro, na Costa Verde, em Lima.   Foto: Hugo Curotto/Promperú

Realizado anualmente desde 2008, o festival se consolidou como um grande encontro culinário. O nome vem das antigas “mistureras”, às quais se encarregavam pela combinação de diferentes aromas. Esse é o reflexo do que representa o Peru, um país onde todas as raças e culturas se misturam e se destacam. A proposta é justamente expressar a variedade gastronômica que o país oferece.

Foto: Hugo Curotto/Promperú

A feira será dividida em 14 ruas e avenidas, entre as quais estarão reunidos bares, tabernas, fusões, chocolatiers, food trucks e confeiteiros.  O Cebiche, os Anticuchos Peruanos, o Arroz de Pato, o Cabrito a la Norteña, a Papa a la Huancaína, o Arroz com Mariscos, o Rocoto Recheado além do obrigatório Chancho al Palo (porco assado), estão entre os pratos típicos que certamente poderão ser saboreados.

Foto: Hugo Curotto/Promperú

Igualmente saborosos são os sanduíches peruanos, como os de Chicharrón, de frango grelhado, de porco marinado e de Anticuchos. Para acompanhar, Pisco Sour, Chilcanos, Chicha Morada, Aguaymanto com tangerina e uma grande variedade de cervejas artesanais, entre outras bebidas.

Foto: Hugo Curotto/Promperú

Aulas de gastronomia com as melhores receitas assinadas por prestigiosos chefs fazem parte da programação. Além da gastronomia e merecidamente o Mistura traz o melhor da música peruana com apresentações de grandes músicos, cantores e bandas nacionais.

Foto: Hugo Curotto/Promperú

O festival é organizado pela Sociedade Peruana de Gastronomia (Apega), associação civil sem fins lucrativos fundada pelo chef Gastón Acurio, e atualmente liderada por Bernardo Roca Rey, reconhecido jornalista peruano, considerado bon vivant e crítico gastronômico, além de precursor da cozinha “novoandina”.

Foto: Hugo Curotto/Promperú

Conhecida também como a Feira Gastronômica Internacional de Lima, ela foi criada em 2008 com o nome “Perú Mucho Gusto” (na tradução: Peru, muito prazer). Anualmente, comensais nacionais e internacionais têm a oportunidade de conhecer a arte culinária representada pelas iguarias típicas, preparadas com ingredientes naturais e com os temperos herdados pelos antepassados peruanos.

Serviço:

Mistura: Festival de sabores em Lima, capital do Peru.

Data: 6 a 16 de setembro de 2018

Turismo do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/