Empadão goiano é uma torta salgada típica do estado de Goiás e pode ser recheada de várias formas.  Muito apreciada em Goiás, a torta se tornou um símbolo da identidade goiana. Como um dos pratos regionais mais conhecidos no Brasil, está em processo de reconhecimento como Patrimônio de Natureza Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN].

A receita permite uma grande variação de sabores e é do Divino Fogão, a versão que nós publicamos a seguir. Confira!

Empadão goiano do Divino Fogão

Ingredientes:
Massa: 1 ½ xícara de água morna.1/2 colher (sopa) de sal. 2/3 xícara de óleo. 2 ovos. 5 colheres (sopa) de manteiga. 1 ½ colher (sopa) de fermento em pó. 6 xícaras de farinha de trigo.

Empadão goiano   Divino Fogão/Divulgação

Recheio: 3 colheres (sopa) de óleo. 3 linguiças de porco frescas, esmigalhadas. 500g de lombo de porco cortado em cubos. 2 peitos de frango grandes sem pele, desossados e cortados em cubos. 2 cebolas grandes picadas. 4 dentes de alho amassados. 3 tomates grandes maduros sem pele e sementes, cortados em cubinhos. 2 xícaras de água. 2 batatas grandes cozidas e picadas. 1 pote de palmito em conserva escorrido e picado. 8 colheres (sopa) de cheiro verde picado. Pimenta-bode picada a gosto. Sal a gosto. 1 gema levemente batida para pincelar.

Modo de Preparo:
Massa: Numa tigela, misture a água, o sal, o óleo, os ovos e a manteiga. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo misturada com o fermento e sove bem até obter uma massa que não grude mais nas mãos. Deixe descansar por cerca de duas horas.

Recheio: Numa panela, aqueça o óleo em fogo alto, frite a linguiça e reserve. Na mesma gordura, frite o lombo até ficar bem dourado e reserve. Na gordura restante, frite o peito de frango e reserve. Deixe somente 2 colheres (sopa) da gordura restante na panela, acrescente a cebola, o alho e doure levemente. Adicione os tomates, a água, a linguiça, as carnes e cozinhe mexendo de vez em quando, até obter uma mistura quase sem molho. Acrescente a batata, o palmito, a salsa, e a pimenta-bode. Misture bem, tempere com sal, tire o recheio do fogo e deixe esfriar. Com o rolo, abra 2/3 da massa até ficar com cerca de 3 mm de espessura, forre uma forma levemente untada com manteiga. Recheie o empadão com a mistura já fria, cubra com a massa restante e pincele com a gema batida. Leve ao forno e asse por cerca de 40 minutos ou até dourar.

Serviço:

Restaurante Divino Fogão

BH Shopping: Rodovia BR 356, 3049   Piso Ouro Preto, Belvedere,  Belo Horizonte/MG   Tel.: 31 3657-1602

Shopping Del Rey:  Av. Presidente Carlos Luz, 3001   Caiçara,  Belo Horizonte/MG    Tel.: 31 3566-5666  www.divinofogao.com.br