Dia 01 de outubro, próxima segunda-feira, é comemorado o Dia Mundial do Sake. Com o inverno cada vez mais próximo no Japão, o plantio de arroz por lá torna-se inviável. Com isso, a data marca o fim da temporada de produção do grão e o início da fabricação da bebida.

Assim como o vinho, o fermentado de arroz é complexo. Tem aromas e sabores diversos, que variam de acordo com a qualidade do grão utilizado e a técnica de produção empregada. Por isso, deve ser propriamente harmonizado.

No calendário Oriental essa data é muito importante. Para seguir a tradição, a Azuma Kirin Company, uma das marcas da bebida no Brasil, selecionou diversas receitas especiais. Confira, aproveite e beba com moderação! Azuma/Divulgação

Sakerinha Jabuticaba: Copo longo. 50ml sake Dourado. 10 unid Jabuticaba. 3 colheres açúcar.

Preparo: Em um copo longo, coloque a jabuticaba e o açúcar, macere, complete o copo com gelo. Adicione o Sake Dourado na dosagem sugerida. Misture bem com uma colher.

Sakerinha Uva com Capim: Copo Longo. 50ml Sake Soft. 10 unid uva verde. 2 unid Capim Santo. 3 colheres de açúcar.

Preparo: Em um copo longo, coloque a uva verde, o capim santo o açúcar, macere, complete o copo com gelo. Adicione o Sake Soft na dosagem sugerida. Misture bem com uma colher.

Sake Tea: Ingredientes: 50ml de Sake Soft. 100ml Chá Mate. 15ml Limão Tahiti.

Preparo simples: Em um copo Longo complete-o com gelo, adicione os ingredientes sequencialmente nas dosagens sugeridas, sake Soft, chá mate e suco de limão. Misture os ingredientes com uma colher longa. Decore e aromatize a borda do copo com uma fatia de limão tahiti

Soft Lemon: Garrafinha de 300ml. 50ml de sake Soft. 50ml de Xarope de Coco. 1 Fatia de limão Tahiti.

Preparo: Coloque os ingredientes nas dosagens sugeridas em um liquidificador, o limão tahiti, o xarope de coco e o sakeSoft. Bata tudo até ficar uma mistura bem homogênea. Sugestão, se preferir utilize um canudo grosso.

Tangerina com Gengibre: Copo longo. 50ml sake Soft. 3 unid Morango. 4 gomos Tangerina. 2 fatias Gengibre. 3 colheres açúcar.

Preparo: Em um copo longo, coloque o morango, tangerina e o gengibre, macere, complete o copo com gelo. Adicione o Sake Soft na dosagem sugerida. Misture bem com uma colher.

Sakerinha Framboesa com Lichia: Copo longo. 50ml Sake Soft. 4 unid Framboesa. 4 unid Lichia. 3 folhas Hortelã. 3 colheres Açúcar.

Preparo: em um copo longo, coloque a framboesa, lichia, hortelã e açúcar, macere os ingredientes, complete o copo com gelo. Adicione o Sake Soft na dosagem sugerida. Misture bem com uma colher.

Sakerinha 2 limões: Copo Longo. 50ml sake soft. ½ limão Siciliano. ½ limão Tahiti. 3 colheres Mel.

Preparo: Em um copo longo, coloque os limões e o mel, macere, complete o copo com gelo. Adicione o Sake Soft na dosagem sugerida. Misture bem com uma colher.

Sake Spritz: Taça Ballon [taça grande]. 50ml Aperol. 50ml Sake Guinjo. Água com gás. ½ fatia de laranja.

Preparo: Complete a taça com gelo, adicione os ingredientes sequencialmente nas dosagens sugeridas, Aperol, sake Guinjo e a água com gás. Misture os ingredientes com uma colher. Decore e aromatize a taça com uma fatia de casca de laranja Bahia.

Pepper Strawberry: Garrafinha de 300ml. 5oml Sake Soft. 10 morangos frescos. 3 colheres de açúcar. 5 gotas de pimenta tabasco.

Preparação: coloque os ingredientes nas dosagens sugeridas em um liquidificador, morangos, açúcar, pimenta e o sake soft. Bata tudo até ficar uma mistura bem homogênea. Se servir em copo, decore com fatias de morango.

Coconut Honey: Copo Longo. 50ml de Sake Dourado. 10ml mel. 2 fatias de gengibre. Água de Coco.

Preparo: Adicione os ingredientes sequencialmente nas dosagens sugeridas, gengibre, mel e sake Dourado. Macere suavemente o gengibre para tirar os aromas, depois coloque gelo e complete o copo com água de coco e misture com uma colher. Decore e aromatize a borda do copo com uma fatia de limão siciliano.

Azuma To Share: Jarra de 1L para compartilhar. 400ml Sake Soft. 5 variedades de frutas picadas [morango, abacaxi, laranja, maça verde e kiwi]. 3 colheres de açúcar.

Preparo: Coloque as frutas picadas em uma jarra de vidro, adicione o açúcar e o saquê Azuma Kirin Soft. Misture com uma colher longa.

Azuma Limonade: 50ml de Sake Nama. 10ml de xarope de Cranberry. 1 limão Siciliano. 2 Colheres de açúcar. Água com gás.

Preparo: Em um copo de sua escolha, complete-o com gelo, adicione os ingredientes sequencialmente nas dosagens sugeridas, sake Nama, suco de limão siciliano, água com gás e o xarope de cranberry. Misture os ingredientes com uma colher longa. Decore e aromatize a borda do copo com uma fatia de limão siciliano.

Açaí Cream: Garrafinha de 300ml. 75ml de Sake Dourado. 25ml Xarope de banana. 200ml de açaí cremoso.

Preparo Simples: Coloque os ingredientes nas dosagens sugeridas em um liquidificador, o açaí cremoso, xarope de banana e sake Dourado. Bata tudo até ficar uma mistura bem homogênea. Sugestão, se preferir utilize um canudo grosso.

A.K Sun: Copo Longo. 50ml de Mix de maracujá*. 50ml Sake Dourado. Água de coco.

Preparo: Complete o copo com o gelo, adicione os ingredientes sequencialmente nas dosagens sugeridas, sake Dourado, mix de Maracujá* e complete o copo com água com gás. Misture com uma colher longa. Decore e aromatize o copo com ramo de alecrim.

*Mix de maracujá: 100ml de polpa de maracujá, 5 colheres de açúcar e 10 cravos da índia, bata tudo no liquidificador e coe.

Serviço:

Azuma Kirin Company

A Azuma foi fundada em 1934, motivada pela ampla colônia japonesa no Brasil que manteve na sua raiz o hábito de consumir a culinária japonesa. Com mais de 80 anos de história, a empresa se divide atualmente em duas grandes marcas, uma delas representando 7 categorias de produtos alimentícios sob a marca Azuma. A outra, é responsável pela produção de 7 variedades de bebidas típicas japonesas, a Azuma Kirin.

 Tel: 11 3283-0733       azumakirincompany.com.br