O mundo inteiro comemora no dia 14 de abril uma de suas bebidas favoritas: o café. Não importa o momento do dia – café da manhã, almoço ou jantar – que tal reunir a família com receitas especiais?

O café é versátil e pode ser apreciado de diversas maneiras; coado, expresso, turco, francês, italiano, cappuccino. Não importa a variedade, a bebida faz sucesso na casa da maioria dos brasileiros.

E para não deixar a data passar despercebida, a Electrolux, em parceria com a nutricionista Cinthya Maggi, preparou duas receitas especiais para alegrar o cotidiano corrido. Afinal, o café não precisa só acompanhar aquele delicioso bolo à tarde, ele também pode estar na lista de ingredientes. Confira!

Panacota de Café com Frutas Vermelhas:

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de pó de café. 500ml de água. 1 envelope de gelatina em pó sem sabor. 1 lata de creme de leite light (290g). 1 xícara (chá) de leite semidesnatado. 1 xícara (chá) de açúcar demerara. 1 colher (chá) de essência de baunilha.

Calda de Frutas Vermelhas: 500g de frutas vermelhas (amoras e morangos). ½ xícara (chá) de açúcar demerara. 2 colheres (chá) de amido de milho. ½ xícara (chá) de vinho tinto.

Panacota de Café com frutas vermelhas   Foto/Divulgação

Modo de Preparo: Utilize a Cafeteira Expressionist CMP60 para fazer o café nas medidas à escolha.

Coloque o creme de leite, o leite, o açúcar demerara, a essência de baunilha e o café na jarra do Mixer Expressionist IBP50. Dissolva a gelatina em pó sem sabor em 4 colheres (sopa) de água e aqueça em banho-maria até dissolver. Adicione à jarra e bata até misturar bem, depois basta colocar em uma taça grande de vidro transparente e levar à geladeira para firmar.

Para fazer a calda, misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até encorpar por cerca de 20 minutos. Espere esfriar, distribua sobre a panacota e volte à geladeira até a hora de servir. Rendimento: 10 porções. Tempo de Preparo: 40 minutos. Geladeira: 2 horas

Informações sobre a receita: Como sabemos, sobremesas a base de açúcar são calóricas. Ao adicionar frutas, conseguimos deixar a receita mais nutritiva e com menos calorias. E com frutas e o vinho tinto ricos em antioxidantes aumentamos mais ainda estes nutrientes.

Tiramisu de Café:

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de pó de café. 1 colher (café) de cardamomo em pó. 500ml de água. 2 xícaras (chá) de mascarpone. 1 xícara (chá) de açúcar. 1 pacote de biscoito tipo inglês.  Para enfeitar: Lascas de chocolate. Canela em pó e grãos de café.

Tiramisu de Café   Foto/Divulgação

Preparo: Faça o café com o pó e o cardamomo. Reserve o café. Coloque o mascarpone, o açúcar e metade do café no copo do Mixer Expressionist IBP50 e bata até ficar bem homogêneo. Molhe o biscoito no restante do café e vá fazendo camadas de biscoito e creme de café. Para deixar a sobremesa ainda mais saborosa, enfeite com as lascas de chocolate ou a canela em pó e os grãos de café. Deixe na geladeira até a hora de servir. Rendimento: 10 porções. Tempo de Preparo: 30 minutos. Geladeira: 2 horas.

Informações sobre a receita: Aqui a Electrolux apresenta uma versão da famosa receita italiana, uma opção rápida e mais aromática, com a presença mais forte do café e especiarias.

A cafeteira Expressionist CMP60 conta com jarra térmica, painel em LCD HighContrast™ e função programável, permite programar o café com até 24 horas de antecedência. O consumidor pode programar o café na hora de dormir e acordar com uma xícara quentinha, sem correr o risco de se atrasar para suas atividades diárias. Para os paladares mais refinados, possui a tecnologia de preparação ProBrew™ e o sistema AromaStrength™, que regulam a intensidade da bebida. Além disso, possui filtro de água de carvão ativo PureAdvantage™ (proporciona um café de aroma envolvente, mais saboroso e puro). Preço sugerido: R$ 799,90.  Electrolux/Divulgação