Criado por Eduardo Maya, chef e conhecido incentivador e criador de eventos que celebram e valorizam a gastronomia mineira, o Projeto Aproxima é um movimento que pretende valorizar afetiva e economicamente a culinária mineira e torná-la conhecida para o maior número de pessoas. Segundo Maya, ‘‘o nome sintetiza o conjunto de ações envolvidas neste grande encontro gastronômico: aproximar a tradição e o novo, o prazer e o negócio, os mineiros e suas raízes, as montanhas e o mundo’’. O Circuito Aproxima, que é parte do projeto como um todo, acontecerá de 6 de junho a 10 de julho em 80 estabelecimentos participantes.

O projeto Aproxima é a síntese de um movimento que busca descobrir a enormidade de sabores e aromas que existem em Minas, dignos de conquistar o mundo, ‘’mas que permanecem escondidos entre nossas montanhas’’, revela Maya. Como forma de tornar essas riquezas conhecidas do grande público, inclusive de estrangeiros durante a Copa do Mundo, o Circuito Aproxima estará em cartaz durante mais de um mês nos melhores restaurantes da cidade, incluindo restaurantes de hotéis e restaurantes da confraria Viva a Mesa, em cafeterias, sanduicherias e quitandas – num total de 80 estabelecimentos de Belo Horizonte. Cada participante vai criar um ou mais pratos usando em suas receitas produtos mineiros certificados. E cada produto terá sua origem e fornecedor destacados no cardápio. Assim, o público poderá experimentar ingredientes de altíssima qualidade, preparados pelas mãos de nossos melhores chefs e cozinheiros.

 Minas são muitas

Para contemplar o público  com o que há de melhor em Minas, o Circuito Aproxima reunirá produtos e produtores de quatro grandes regiões que sintetizam todo o Estado: Cerrado (com carneiro, peixes, pequi, baru e requeijão escuro); região da Mantiqueira (truta, galinha, queijos finos, café e pinhão); Espinhaço (porco, galinha, queijo do Serro, cachaça de Salinas e taioba) e Região dos Rios Mucuri, Doce e Jequitinhonha (peixes, carne de sol, mandioca, queijo cabacinha e café).

SITE Chefs Viva Mesa  Mariela Guimaraes

Chefs da Confraria Viva Mesa Foto: Mariela Guimarães

 Restaurantes da Confraria Viva Mesa terão em seus cardápios pelo menos um produto originário da região da Mantiqueira. Os demais restaurantes participantes usarão ingredientes da região do Cerrado. Sanduicherias e quintandas trabalharão com produtos da região do Espinhaço e as cafeterias participantes, com produtos da região dos Rios.

Serviço:

Circuito Aproxima

Período: 6 de junho a 10 de julho