A técnica flower cake é utilizada na gastronomia para confeccionar flores de creme de manteiga translúcido ou de chantili de leite em pó. Precursora do flower cake no Brasil, a confeiteira Amélia se tornou uma referência na confeitaria brasileira e tem viajado pelo país para ensinar a técnica que é muito conhecida na Coreia.

Foto/Divulgação

Segundo a especialista, o flower cake com efeito espatulado já vem sendo utilizado há um bom tempo e ganhou mais evidência depois do casamento real britânico do príncipe Harry com Meghan Markle, em maio deste ano.

No trabalho desenvolvido por Amélia, ela usa as coberturas para criar pinturas esculpidas. Além dos cremes tingidos com corantes, a espátula é o seu instrumento de trabalho para criar flores rústicas maravilhosas e até desenhos de pessoas.

Foto/Divulgação

O trabalho personalizado permite formas únicas para cada uma das suas criações, tornando as ocasiões ainda mais especiais. Os bolos espatulados em creme, segundo a especialista, são a aposta para aniversários, casamentos,  batizados e festas de fim de ano.

Amélia Lino:

Depois de abrir mão da carreira de Direito para cuidar dos filhos e acompanhar o marido em obras de construção civil pesada pelo país, Amélia Lino passou a se dedicar à arte de fazer bolos.

A paixão pela confeitaria foi ficando cada vez mais latente em sua vida e, de forma autodidata, começou a decorar bolos com uma perfeição inigualável em Novo Progresso, no Pará, e por outros municípios por onde passou.

Na Europa e na Coreia do Sul aprendeu mais sobre o uso das técnicas aplicadas na produção de flower cakes. Em pouco tempo, seu trabalho ganhou admiradores e ela virou uma referência no país. Então, decidiu que era o momento de difundir seu conhecimento. Montou cursos práticos e, hoje, percorre o Brasil ministrando aulas de flower cakes, feitas com chantilly estabilizado, bean paste e glossy buttercream.

Em menos de 2 anos já treinou milhares de alunos através de seus cursos que rapidamente têm as vagas preenchidas. Chega a ministrar dezoito cursos por mês para difundir a decoração de bolos com flores.  Além disso, oferece o curso Master Instructor em que o participante recebe uma certificação internacional coreana. Amélia Lino é professora titular Nível Master Instructor na Korea Design Cake Art Association.