VerdeFraga Lugares AmercianosBelo Horizonte celebra 117 anos em 12 de dezembro e já ganhou presente assinado por Ronaldo Fraga. O estilista, designer e ilustrador mineiro – que ainda carrega o dom de escrever lindamente – fez sua terceira parceria com a rede Verdemar. Dessa vez, além das sacolas retornáveis (as duas primeiras collections foram lançadas em 2009 e 2011) ele criou uma linha de pratos de porcelana (incluindo o de sobremesa), baldes de gelo, jogos americanos, canecas e conjuntos infantis (bowl, pratinho, talheres e copo).

Oito ícones arquitetônicos da capital mineira são retratados nas ilustrações, algumas em clima retrô – como a banhista anos 20, admirando, de longe, a Igreja da Pampulha. Os  desenhos são lúdicos, divertidos e com personagens inseridos em uma Belo Horizonte gostosa de se rever e viver – viagem a um tempo mais bucólico, resgatando o patrimônio histórico da cidade.

 

VerdeFraga Baldes sacos 2

 Sacolas Mineirão; Igreja da Pampulha; Cine Brasil e Parque Municipal

Tem casal apaixonado beijando na boca em Cine Brasil; uma dama coquete no cenário do Parque Municipal; uma turma de marmanjos divertida e eclética fazendo posse em frente ao Mineirão; rola uma pelada na Praça da Liberdade; uma garota malabarista surge no Viaduto de Santa Tereza e na Praça Sete o rapaz de bigode fino e cabelo com brilhantina joga charme com enormes óculos de lentes vermelhas – a única cor no ambiente da Praça Sete, desenhado em preto e branco.

VerdeFraga Baldes sacos 1

Sacolas Viaduto Santa Tereza; Praça Sete; Praça do Papa e Praça da Liberdade. Abaixo, pratos de porcelana e baldes de delo

verdeFraga Site1

 

Todas as oito imagens tematizadas das sacolas foram levadas para os outros produtos dessa terceira parceria. Quando a primeira coleção foi lançada, em 2009, a Verdemar já adotava o conceito de sacolas retornáveis, estimulando os consumidores a reduzir o consumo de sacolinhas plásticas. Somente em 2011 entrou em vigor a lei municipal proibindo a distribuição das sacolas descartáveis. Mas a empresa, na época, já lançava a segunda coleção assinada por Ronaldo Fraga.

Quem acompanha o trabalho de Ronaldo Fraga – das coleções lançadas na São Paulo Fashion Week, sempre surpreendentes e revelando personagens, histórias, cultura e regiões deste vasto Brasil – sabe como o estilista e designer tem tambémpreocupações com produção sustentável, patrimônio histórico, cidadania.

Seu apoio e divulgação da campanha #salveestelita – movimento recifense que se esapalhou pelo país  para salvar o Cais José Estelita, ameaçado pelo projeto ‘Novo Recife’ (resultado de um consórcio envolvendo construtoras e incorporadoras) – faz parte do jeito fragueano de ser: criativo, multitalentoso, ético e discreto com o sucesso pessoal. Beth Barrabethbarramoda@gmail.com

Coleção 2014 Verdemar por Ronaldo Fraga – Linha completa nas lojas da rede