O Instituto Europeu de Design – IED São Paulo apresenta uma mostra em homenagem à sétima arte. Duas exposições destacam diferentes aspectos do cinema e permitem observar contribuições do design na direção de arte, cenografia, iluminação e nos figurinos.

 Monica Vitti em uma das cenas do filme A Noite     Lema/Divulgação

Uma das mais importantes e celebradas atrizes do cinema italiano, Monica Vitti foi a musa do grande Michelangelo Antonioni, mas também trabalhou com Buñuel, Mario Monicelli, Alberto Sordi, Steno e tantos outros diretores. A exposição fotográfica, organizada pelos realizadores do Italian Film Fest e realizada pela Prisma, apresenta fotos de cena e retratos emblemáticos da atriz. A diva completou  87 anos no 3 de novembro de 2018 e raramente é vista.

Outras divas e seus figurinos

“Cinderela”, “Titanic”, “Uma linda mulher”, “Bonequinha de luxo”, “E o vento levou…” são alguns dos filmes escolhidos por Helena Kavano para apresentar sua arte. Ela confecciona miniaturas em papel, reproduzindo figurinos icônicos usados pelas grandes atrizes em clássicos do cinema internacional.

Vestido usado por Monica Vitti em A Noite, na exposição Figurinos de Papel no IED SP     Lema/Divulgação

Modelos utilizados por Marylin Monroe, Julia Roberts, Kate Winslet, Audrey Hepburn e Vivien Leigh podem ser vistos de perto na exposição Figurinos de Papel, apresentada pelo Ateliê Luiz Masse, em parceria com a marca de papéis especiais Fedrigoni.

Vestido Cinderela em miniatura de papel em exposição no IED SP    Lema/Divulgação

Em cada “paper dress”, a designer transpõe todos os detalhes das criações de grandes estilistas e figurinistas. Depois de uma trajetória profissional na moda, com grande experiência em moulage, Helena desenvolveu uma técnica própria para trabalhar o papel. Para criar uma ponte entre as duas exposições, recriou um dos modelos icônicos utilizados por Monica Vitti em “A Noite” (1961), de Antonioni, longa em que contracenou com Marcello Mastroianni. O filme venceu o Leão de Ouro em Berlim.

Serviço:
Cinema em Exposição
Monica Vitti em fotografia  Figurinos de Papel
Galeria de entrada e Pátio do IED São Paulo
Rua Maranhão, 617, Higienópolis
Horário de visitação: Segunda a sexta:10h às 22h. Sábado e domingo: 10h às 16h. Entrada livre
Período da exposição: até 11 de novembro.

Tel.:  11 3660-8000   www.ied.edu.br/sao_paulo       @iedsp

Sobre o IED
Inaugurado em 1966, o Instituto Europeu de Design – IED é uma rede internacional de formação e pesquisa em Design, Moda, Comunicação Visual e Gestão de disciplinas criativas. O Instituto é a realização de uma instituição modelo, apoiada na síntese do pensamento do seu fundador e ex-presidente, Francesco Morelli: “Saber e saber fazer”.

Possui sedes atualmente na Itália, em Milão, Como, Roma, Florença, Veneza, Turim e Cagliari; na Espanha, em Madri e Barcelona; e no Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro. E, começando pela China, expande sua presença internacional com atenção especial aos países protagonistas da nova economia, continuando a ser um projeto cultural e empreendedor em constante transformação.