The Amazing Spider-Man Sony 3 SITEPara assistir O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro (The Amazing Spider-Man 2) compre aquele balde imenso de pipoca e prepare-se para encarar um filme de puro entretenimento, fantásticos efeitos especiais e sonoros – potencializados pelo 3D – e alguns raros momentos intimistas. O segundo longa da nova trilogia de um dos mais icônicos heróis da Marvel, que estreou em 1 de maio, tem cenas de ação eletrizantes e Andrew Garfield ainda melhor como Peter Parker/Aranha.

A diferença mais marcante entre o Peter de Garfield e o de Tobey Maguire é o humor. O Homem Aranha do diretor Marc Webb, apesar dos conflitos do personagem – especialmente sobre seus pais biológicos – faz graça enquanto enfrenta os vilões, é mais atirado no amor e conta com novos avanços de tecnologia para lançar suas teias.

O herói criado por Sam Raimi (filmes de 2002,  2004 e 2007) é mais tímido, introspectivo e romântico – mas o sucesso da primeira trilogia, o filme de 2002 concorreu ao Oscar em várias categorias, parece ter se evaporado desde o lançamento, há menos de dois anos, da nova série de O Homem Aranha – o primeiro longa com  Andrew Garfield foi lançado em 2012.

Filme para adolescentes, que atrai também os fãs de carteirinha de um dos heróis criados por Stan Lee, The Amazing Spider-Man 2 acompanha Peter Parker em sua tentiva frustrada de proteger Gwen Stacy (a bela  Emma Stone), como prometeu ao pai da moça. Missão difícil, já que eles são completamente apaixonados e honestos em sua relação. Peter e Gwen vivem momentos tensos, já que ela pretende ir para a Inglaterra estudar e ele precisa manter-se no posto de guardião da cidade.

Novos e velhos inimigos na teia de Spider Man

The Amazing SpiderDane DeHaan como DuendeThe Amazing Spider-Man Sony 5vale SITEEnquanto tenta não se afastar da amada, Peter Parker enfrenta vários inimigos – velhos conhecidos dos fãs, como o Duende Verde, entre eles. Spider Man ainda vai duelar com Electro, de Jamie Foxx – de homem simples e anônimo, atendendo pelo nome de Max Dillon, ele se transforma em um dos mais ameaçadores vilões da história.

A interpretação do ator é excelente, porém, seu personagem poderia ser mais complexo: ele idolatra o Homem-Aranha e se sente rejeitado por ele quando mais precisou de seu amparo. Electro deveria ser o mais assustador dos vilões, daquele tipo que faz as crianças experimentarem o medo após suas aparições. Mas falta psiquê ao vilão, mesmo com a atuação excelente de Foxx.

O outro vilão é Harry Osborn, que se transforma no Duende Verde – figurino e maquiagem do personagem são primorosos e impactantes. Não dá para esquecer as atuações do filme de James Franco e, especialmente, de Willian Dafoe no filme de Sam Raimi.  O veterano ator (cinéfilos experientes conferiram  sua performance em Platoon, de Oliver Stone, em 1986) interpretou o poderoso  Nornam Osborn, que se transforma no  Duende Verde em uma mutação memorável. Por sinal, em entrevista ao site Empire Online, Dafoe se disse decepcionado com o reboot da Sony. “Por onde eu começo? Não vi o filme ainda, então não sei exatamente o que dizer. Eu vi o preview e fiquei um pouco chocado em descobrir que se trata de outra versão da mesma história. Foi surpreendente. Eu desejo tudo de bom para eles, mas eu acho difícil superar o encanto, o charme ingênuo do filme original. Não há mesmo nenhuma possibilidade de se resgatar isso”,  afirmou na entrevista ao Empire.

O jovem ator norte-americano Dane DeHann apostou em seu tipo misterioso e quase frágil para personificar Harry Osborn, que de amigo – todo mundo sabe – torna-se inimigo de Parker. O jovem bilionário descobre que está com uma doença incurável e se sente rejeitado pelo ex-companheiro e pelo pai. Quando se torna o Duende Verde em The Amazing Spider-Man 2 ele consegue impactar o público, aliando sua interpretação aos incríveis efeitos de maquiagem e figurino do vilão.

The Amazing Spider-Man Sony 4 SITE

The Amazing Spider-Man Sony 2

Diversão garantida é o que promete e cumpre O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro. As coreografias das cenas de ação são perfeitas, o Parker/Aranha de Andrew Garfield é divertido, atrevido e corajoso. Os vilões crescem com maquiagem e efeitos especiais. Eis a fórmula de sucesso da nova trilogia – o terceiro filme deve sair no final de 2015: um herói cativante em sua juventude, inimigos poderosos e a história de amor com a bela, independente e também impetuosa Gwen Stacy – com uma nota melancólica que os leitores de Spider Man, do original das HQ,s conhecem bem. Afinal,  Peter Parker é quase um adolescente descobrindo a vida – embora, a cada aventura nas históricas edições em quadrinhos enfrente suas dores íntimas. De toda forma, bem diferente de Batman, o herói sombrio, angustiado e cultuado por fãs adultos. Beth Barrabethbarrapress@gmail.com

Fotos: Sony/Columbia Tristar/Divulgação