O Expominas foi mais uma vez palco de um dos eventos de moda mais importantes do Brasil. Promovido pela FIEMG, a edição Primavera-Verão 2013/2014 do Minas Trend Preview (MTP) aconteceu entre os dias 09 e 12 de abril e apresentou ao público mais que um evento de moda, unindo design, arquitetura e arte para promover a cultura.
 
Logo na entrada do salão já era possível perceber essa nova proposta. Dois manequins, assinados por Lena Pessoa e Pedro Lázaro, davam as boas vindas ao público mineiro e, a partir daquele momento, deixariam de ser apenas moldes para se tornarem ideias, inspirações, e intervenções.
 
Intervenção de Lena Pessoa e Pedro Lázaro

Estes foram apenas dois dos vinte manequins assinados por designers mineiros para dar cara a uma instalação artística, que tinha como intuito questionar a evolução da moda. Na grande sala, o contraste do preto nas paredes, com jogos de luzes led coloridas e uma incrível “tela”de fios deram ainda mais status artístico aos manequins que ali expostos traduziam as diferentes aspirações e emoções expressas pelos artistas por meio do tema Analógicos ou Digitais? Vista. Expresse. Questione.

O ponto alto do MTP ficou por conta desses incríveis trabalhos. Confira alguns:

Mabel Magalhães
Ana Vaz – Sem Título
Natália Pessoa – Sem Título
Mary Arantes – Diferentes Papéis da Moda
Lena Pessoa – A Flor da Pele
Luiz Claudio – Bagulho Chinês
Rogério Lima – Sempre
Hall de entrada da exposição
Instalação de fios assinados por Pedro Lázaro
Os vários manequins que deram “vida” à instalação

Outra novidade do MTP foi o stand do SESI/SENAI no qual o público se deparava com grandes máquinas de costura e tecelagem. Ali, eles não só puderam aprender um pouco do ofício, mas também se divertiram customizando bolsas de pano feitas na hora pelas várias costureiras de plantão.



Costureiras com as mãos em obra
Detalhe de uma das bolsas costumizadas
Alunos dos cursos de moda do SENAI também puderam apresentar seus trabalhos no Concurso Drapping – uma expressão criativa. Os concorrentes recebiam um tema por dia e tinham seis horas para executar a tarefa.
 
 
Já os milhares de compradores que estiveram no MTP para conferir a coleção Primavera-Verão 2013/2014 dos mais de duzentos expositores dispunham de um espaço amplo, arejado e bem distribuído e puderam fazer seus pedidos com muita tranquilidade e organização.

 

 
 
Rosa, preto, dourado e branco foram as cores que pintaram a primeira edição de 2013 do Minas Trend Preview e deixaram a cinza e nublada Belo Horizonte com ares de Primavera!
 
Para conferir os desfiles e outras notícias do evento, acesse o site da MTP, clicando aqui!