No período de férias escolares, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, terá uma programação especial para crianças e adolescentes. Com temas e propostas diferentes serão realizadas Oficinas de Férias para a faixa etária de 4 a 16 anos.

SITE MMGERDAU

Foto: Leonardo Miranda

Desenvolvidas por especialistas, as oficinas têm como objetivo despertar o interesse e aproximar o público infantojuvenil das artes e das temáticas afins ao Museu, como minerais, cristais e fósseis, além de promover o lazer de forma educativa.  As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Confira a programação:

Oficina de cristais – 7 a 12 anos – 24 de junho, terça-feira, das 14 às 17h

Proposta: apresentar às crianças o mundo da mineralogia. Os participantes terão a oportunidade de conhecer vários minerais, bem como sua composição química, propriedades físicas e aplicações. Eles ainda produzirão modelos atômicos correspondentes a estruturas químicas de diversos minerais e um mineraloide de calcantita.

Oficina de mundo mineral – 4 a 6 anos – 24 de junho, terça-feira, das 14 às 17h

Proposta: aproximar as crianças do universo dos minerais. Para isso, os participantes se transformarão em geólogos-mirins e investigarão as riquezas da Terra por meio das atrações do Museu e do contato com os minerais, aprendendo sobre suas utilizações e propriedades. Em um segundo momento, eles irão produzir um mosaico com minerais e argila.

Oficina de fósseis – 7 a 12 anos – 25 de junho, quarta-feira, das 14 às 17h

Proposta: viajar pelo mundo da paleontologia e dos vestígios deixados por animais e pelos antepassados. A oficina apresenta ao público infantil a formação do planeta e os fósseis que revelam a história da humanidade. As crianças ainda terão a oportunidade de produzir fósseis artificiais e manipular amostras minerais, além de conhecer mais sobre as rochas e a formação dos solos.

Oficina de pigmentos minerais – 4 a 14 anos – 25 de junho, quarta-feira, das 14 às 17h

SITE MMGERDAU 1

Foto: Akemi Takenaka

Proposta: proporcionar ao público infantojuvenil a experiência de utilizar os pigmentos minerais. A partir da manipulação de rochas e minerais, os participantes prepararão tintas e com elas irão criar desenhos em diferentes suportes, inspiradas em temas e atrações do museu.

Oficina de arte rupestre  (com pigmentos minerais) – 7 a 12 anos – 26 de junho, quinta-feira, das 14 às 17h

Proposta: apresentar a arte rupestre, preparar tintas com pigmentos minerais e registrar, a partir de desenhos, cenas do cotidiano. A intenção é potencializar a capacidade criativa dos participantes, mesmo que não haja experiência em desenho demonstrando, como há 30 mil anos fizeram os homens pré-históricos, que é possível desenvolver diferentes formas de registro que expressam a realidade e a identidade de cada um.

Oficina de fotografia – 12 a 16 anos – 27 de junho, sexta-feira, das 14 às 17h

Proposta: apresentar as técnicas da fotografia com celular ou tablet e estimular o olhar fotográfico para paisagens e ambientes. Os espaços do Museu serão usados como cenário da oficina, a fim de estabelecer conexões entre memória e patrimônio. Após a confecção das fotos, algumas delas serão compartilhadas nas redes sociais.

 Oficina de origami – acima de 8 anos – 27 de junho, sexta-feira, das 14 às 16h (1ª turma); 16 às 18h (2ª turma)

Proposta: aproximar o público infantojuvenil de uma arte milenar japonesa, o Origami (Oru = dobrar; Kami = papel). Assim, a partir de dobraduras sem o uso de ferramentas, eles farão a representação de animais, plantas e objetos. A partir dessa prática, a concentração dos participantes será estimulada. Eles ainda farão uma visita ao Museu para contemplar as formas geométricas das amostras minerais, das pinturas parietais e da arquitetura do museu.

Serviço:

Oficinas de Férias MM Gerdau

Período:   24 a 27 de junho de 2014 (de terça a sexta-feira)

Temas:  Cristais, Mundo Mineral, Fósseis, Pigmentos Minerais, Arte Rupestre, Fotografia e Origami

Inscrições:  oficina@mmgerdau.org.br  ou na recepção do MM Gerdau

Endereço: Praça da Liberdade S/N – Prédio Rosa

Funcionamento: terça a domingo, das 12h às 18h; quinta, das 12h às 22h

 Telefone: (31) 3516-7200  –  Entrada franca