Criado na França o método sous vide é utilizado para preparar porções individuais de carnes, molhos e acompanhamentos, que são acondicionados em embalagens a vácuo e imersos em água a temperaturas que variam entre 40 e 90 graus,  por um tempo que pode variar de 10 minutos a 72 horas. Segundo os criadores do sous vide, trata-se de um “cozimento de precisão”, que possibilita aproveitar ao máximo as propriedades dos ingredientes – uma vez que não entram em contato com a água –, além de oferecer praticidade, já que os alimentos, depois de prontos, podem ser congelados e reaquecidos em água morna antes de serem servidos.

Apostando na popularização da técnica, principalmente entre os apreciadores da gastronomia, o grupo Super Nosso é o primeiro a oferecer alimentos cozidos por meio do sous vide. São 14 opções de produtos, entre carnes (com e sem molho), acompanhamentos e legumes. Os preços variam entre R$ 14 e R$ 45 por porção, que serve de uma a duas pessoas. Frango ao molho pesto e tilápia ao molho de alcaparras são os mais vendidos, segundo o chef do Super Nosso, Fred Rodrigues. “Todo processo tem o cuidado de preservar a origem do produto, para que o alimento apresente o sabor da gastronomia, e não aquele sabor industrial”, garante.

SITE GASTRO costela suina ao molho barbecue

Costela suína ao molho barbecue

SITE GASTRO Filede Salm

Filé de salmão

SITE GASTRO FilE de Frango recheado com espinafrE

Filé de frango recheado com espinafre

DE acordo com Rodrigues, desde que realizado de forma certa, permite que o alimento seja preservado durante até 12 meses, sem perder o sabor e as propriedades nutritivas. Antes de servir, basta aquecer o alimento em água morna por cinco minutos, no caso de produto resfriado, ou por quinze minutos, se o alimento estiver congelado. “Devido às baixas temperaturas de cocção e ao armazenamento a vácuo, o alimento mantém todo o frescor de quando foi produzido. Por isso, é uma ótima alternativa para quem aprecia um jantar feito na hora, mas nem sempre encontra tempo para prepará-lo”, diz.

Os alimentos sous vide oferecidos no Super Nosso são desenvolvidos sob encomenda pela Brasil Gourmet, que tem, à frente, o chef francês François Mallard. Sediada em Juiz de Fora, a empresa conta com dois mil metros quadrados de área e toda a tecnologia necessária para processar os alimentos, como recipientes de cocção com temperatura controlada e máquinas de congelamento por nitrogênio líquido. Com mais de vinte anos de experiência em sous vide, adquirida na francesa Cousine Solutions, Mallard resolveu investir na expansão da técnica no Brasil. De acordo com ele, as receitas sempre utilizam ingredientes frescos e buscam minimizar as perdas de propriedades naturais, o que, segundo o chef, é possível quando o congelamento é feito de forma correta. “Depois do cozimento, os produtos são congelados a temperaturas que vão de -32º a -80º, o que não compromete a qualidade do alimento”, afirma. Fotos/Divulgação Brasil Gourmet