Com a proximidade da Páscoa, o bacalhau ganha tanta notoriedade quanto o chocolate. Para comemorar essa data tão especial, nós publicamos a seguir uma receita deliciosa de bacalhau que leva um toque especial de mineiridade. O prato tem assinatura da Chef Agnes Farkasvölgvi, que o preparou a pedido da rede de supermercados Super Nosso. Confira!

Bacalhau Mineirinho, especial Páscoa 

Ingredientes: 2 kg de bacalhau dessalgado alto em postas (6 postas). 1 litro de azeite extravirgem. 200 g de bacon em manta. 4 dentes de alho. 2 pimentões vermelhos. 1 kg de batata-doce. 200 g de azeitonas portuguesas. 300 g de arroz vermelho para acompanhar.

Modo de Preparo:

Arroz:

Cozinhar em 1 litro de água com 1 colher (sopa) de sal por 40 minutos. Retire a pele dos pimentões, levando-os diretamente ao fogo. Ela vai queimar até ficar preta. Coloque-as em um saco e feche até amornar. Retire, puxe toda a pele e lave-as. Corte em quadrados, descartando as sementes. Cortar o bacon em cubos de 1 cm (se você não come carne na Páscoa, retire o bacon da receita). Corte o alho em lâminas e a cebola em rodelas. Corte a batata-doce em rodelas de 1 cm e leve-as ao fogo para pré-cozimento por 10 minutos. Pré–aqueça o forno em 180°C.

Bacalhau com Taioba, chef Agnes Farkasvölgvi      Foto/Divulgação

Montagem:

Cubra o fundo da assadeira ou do pirex com azeite. Por cima as batatas, o bacon e as cebolas. Disponha as postas de bacalhau, regue com mais azeite. Distribua o alho em lâminas, os pedaços de pimentão, salsinha e azeitonas. Regue com mais azeite. Cubra o pirex com 2 ou mais folhas de taioba e leve para assar por 30 minutos.

Taioba:

Retire o talo central e rasgue o restante. Em uma frigideira, coloque o azeite e o alho e deixe dourar. Adicione as folhas de taioba rasgadas e salteie. Salgue e reserve. Retire o bacalhau do forno, tire as folhas ‘secas’ de taioba e substitua pelas refogadas. Sirva bem quente com o arroz vermelho.

Super Nosso: O Grupo Super Nosso possui 48 unidades em Belo Horizonte e região metropolitana. São 18 lojas  incluindo supermercados gourmet; 12 lojas Momento Super Nosso; um canal de vendas online do supermercado (o Super Nosso em Casa); 18 atacarejos com a marca Apoio Mineiro e o canal de vendas online do atacarejo (o Apoio Entrega).

Também integram o Grupo uma indústria, a Raro Alimentos, que manipula carnes e frios com SIF para atender às lojas do Grupo, e uma infraestrutura de panificação, que produz pães artesanais e alimentos prontos de marca própria para venda nas lojas. Ao todo, são mais de 8 mil funcionários. A empresa é uma das maiores do setor varejista em Minas Gerais e ocupa a 17ª posição no ranking nacional da Abras de maiores empresas supermercadistas no Brasil.