No período de 1° a 25 de maio, mais de mil restaurantes de todo o Brasil participam do maior festival gastronômico do planeta e, em Minas Gerais, 64 estabelecimentos oferecem uma diversidade de sabores, aromas e temperos que vão do simples ao sofisticado, do tradicional ao inusitado, agradando a todos os gostos.

SITE BRASIL SABOR Matusalem - costelinha de porco

Matusalém – Costelinha de porco

Durantes o festival, os bares e restaurantes participantes oferecem ao público um prato específico, levando em consideração a especialidade da casa, as características e tradições da região. Os pratos são servidos conforme os horários de funcionamento de cada estabelecimento com preços especiais. O Brasil Sabor tem a expectativa de venda de 30 mil pratos movimentando financeiramente 1 milhão de reais.

SITE BRASIL SABOR Rima dos Sabores - Vacalinha

Rima dos Sabores – Vacalinha

SITE BRASIL SABOR Almanaque Bar - Costela no Bafo

Costela no bafo – Almanaque Bar

Em Minas, além da capital mineira, participam também as cidades de Alto Caparaó, Betim, Brumadinho, Diamantina, Juiz de Fora, Lima Duarte, Ritápolis, São João Del Rei, Tiradentes e Uberaba. São 64 opções com os mais apetitosos e peculiares sabores. Receitas elaboradas com criatividade e temperos exclusivos proporcionarão ao público prazeres gastronômicos indescritíveis como a Cocota da Copa do Restaurante Boi Vindo (porção composta por coxinha de frango crocante, acompanhada de couve picadinha, angu a mineira e arroz com queijo canastra), Polenta “Trem Bão” do Restaurante Paracone (polenta cremosa, feita com manteiga, queijo canastra e mussarela recheada com o verdadeiro ragu bolonhesa), Costela no Bafo do Restaurante Almanaque Bar (servida com uma porção de mandioca cozida na manteiga de garrafa, molho chimichurri, farofa e vinagrete), “A nova mineirinha”’ do 68 La Pizzaria ( pizza com molho de tomate, mussarela, linguiça suína, cebola, pimenta biquinho e ora-pró-nobis).

De acordo com Fernando Júnior, Presidente da Abrasel-MG, o Brasil Sabor não só valoriza a gastronomia e movimenta a economia do estado, como estimula a criação de novos pratos e a sua inserção nos cardápios dos restaurantes. “O Brasil Sabor chega à sua 9ª edição ressaltando o que há de melhor na culinária de cada localidade, o que chamamos de “comida do lugar”. E Minas Gerais, com sua infinidade de ingredientes e pratos, se destaca nesta grande ação nacional. Com a participação de restaurantes em treze cidades mineiras, o festival mostra sua capilaridade no Estado da Gastronomia”.Fernando ainda lembra que o Brasil Sabor, hoje o maior festival gastronômico do planeta é fruto do Belô Sabor, evento que surgiu na capital mineira em 2011.

Gastronomia e futebol

Com a campanha temática “O Brasil inteiro pedindo mais um”, o festival une duas paixões do brasileiro: a gastronomia e o futebol. Com ilustrações de brasileiros de várias etnias, o Brasil Sabor convida o público a pedir mais um gol e mais um prato em 2014.

Promoções

Este ano, o festival Brasil Sabor oferece duas promoções ao o público. Na promoção Prato em dobro, o cliente que comprar um prato do Brasil Sabor ganha outro para seu acompanhante. Basta observar os estabelecimentos participantes, dias e horários da promoção no guia de restaurantes do festival. Já na promoção Viagens para a Serra Gaúcha, os clientes que frequentarem os restaurantes podem concorrer a cinco viagens com acompanhante para a Serra Gaúcha. A premiação é oferecida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) por meio do concurso Cultural “Beba com descontração – Ganhe Viagens para a Serra Gaúcha”.As informações sobre como participar do Concurso serão divulgadas pelos estabelecimentos durante o período de realização do Brasil Sabor. As melhores respostas serão escolhidas por um júri do Ibravin.

Responsabilidade Social

Em parceria com a Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania de Belo Horizonte, um conjunto de ações da campanha “BH Crianças e adolescentes protegidos” será executado durante o Brasil Sabor. Durante o festival, serão realizadas blitzes de conscientização de empresários, profissionais e público dos restaurantes contra a violência física e sexual, o trabalho e a venda de bebidas e cigarros para crianças e adolescentes.

Organização

O Brasil Sabor é organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL e conta com o patrocínio nacional do Sebrae, da Ambev e do Ibravin – Vinhos do Brasil e apoio regional do Origem Minas e ECOLAB.  A lista dos estabelecimentos participantes pode ser conferida no site www.brasilsabor.com.br, na página www.facebook.com/brasilsaborminas e também nos guias impressos distribuídos nos restaurantes. Fotos: Cristoph Reher

Serviço
9º Brasil Sabor
Tema: O Brasil inteiro pedindo mais um
Data: 01 a 25 de maio
Informações: www.brasilsabor.com.br ou (31) 3282-5533.