Na próxima quarta-feira, 25 de julho, a Orquestra de Câmara OPUS fará no CCBB BH um concerto em homenagem aos compositores italianos Antonio Lucio Vivaldi, que este ano completaria 340 anos e Vittorio Monti que faria 150 anos.

Orquestra Opus  Foto/Divulgação

Sob o comando do maestro Leonardo Cunha, a orquestra contará com a participação de 14 músicos. Entre eles estão como convidados o violinista Edson Queiroz e a pianista Valéria Gazire. A apresentação terá obras importantes como o Inverno das Quatro Estações de Vivaldi e a peça “Czardas” de Vittorio Monti, uma obra muito conhecida pelo seu caráter virtuosístico e cigano.

 

 

 

A pianista Valéria Gazire e o violinista Edson Queiroz participam do concerto como convidados   Foto/Divulgação

Completa o programa um concerto duplo, para violino e cravo, de J. Haydn, no qual o violinista Edson Queiroz terá solando, ao seu lado, a esposa e pianista Valéria Gazire, e ainda uma serenata para cordas do compositor britânico Elgar, obra que a Orquestra  Opus já registrou no seu segundo CD.

Orquestra OPUS

Desde 2006, a Orquestra de Câmara Opus já se apresentou em mais de 100 cidades de oito estados brasileiros. Em 2007, o projeto Orquestrando o Brasil resultou na gravação de um CD com  repertório escolhido a partir das músicas de maior identificação do público nas apresentações.

A partir do lançamento do álbum Orquestrando o Brasil, a OPUS foi convidada a apresentar-se fora do país, alcançando projeção internacional. Em 2011, realizou quatro concertos no Peru, nas cidades Lima e Cuzco. Na Europa, realizou em 2012 quatro concertos. Na Alemanha, em Munique, Potsdam e Berlim  e na França, em Paris.

Tradicionalmente, as orquestras de câmara foram criadas para apresentações em locais menores. Seguindo esse conceito elas são compostas por um número reduzido de músicos e de instrumentos.

Serviço

Orquestra de Câmara OPUS – Concerto em homenagem a Antonio Lucio Vivaldi e Vittorio Monti  Convidados: Edson Queiroz (violino) e Valéria Gazire (piano).

Data: 25 de julho de 2018, quarta-feira, às 20 h

Local: Teatro I do CCBB BH  Praça da Liberdade, 450, Funcionários, Belo Horizonte/MG.  O CCBBBH não tem estacionamento.
Classificação: Livre

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada)