O Memorial Minas Gerais Vale, integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, está com Edital 2014/2015 aberto para seleção de artistas mineiros ou residentes em Minas Gerais para exporem seus trabalhos nas Salas de Exposição do espaço. Poderão se inscrever artistas individuais ou em grupo, residentes ou nascidos no Estado de Minas Gerais a partir de 1979 com propostas artísticas inéditas em pintura, desenho, vídeo, instalações e fotografias ou em qualquer outro suporte, formato ou linguagem. O edital está disponível no site www.memorialvale.com.br até 30 de junho e selecionará até quatro artistas Ao longo desse projeto, denominado “Ciclo de Exposições”, serão realizadas mostras com cerca de dois meses de duração cada.

“O Memorial Vale procura ser referência em exposições de jovens artistas mineiros. Por isso temos um edital específico, voltado para esse segmento. Já percebemos que estamos alcançando nosso objetivo de abrir as portas para que os artistas possam alavancar suas carreiras e dar visibilidade aos seus trabalhos. Este fomento é muito importante porque funciona como um recorte da criação contemporânea local”, afirma Wagner Tameirão, gestor do museu.

Os artistas podem apresentar propostas para ocupação de qualquer uma das duas Salas ou ambas simultaneamente. Os selecionados receberão bolsa de R$ 7 mil (sete mil reais) cada, além dos custos de montagem e divulgação. Os artistas do interior recebem ainda custo de passagem terrestre, hospedagem e transporte das obras. As propostas serão escolhidas por uma comissão de seleção composta por especialistas da área e integrantes do Memorial Minas Gerais Vale.
 Como desdobramentos das exposições serão feitas ações como bate papo com artista, além de lançamento de catálogo final com o trabalho dos artistas selecionados.

Sobre o Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale é resultado da parceria entre a Vale, a Fundação Vale e o Governo de Minas e funciona no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, originalmente denominada Secretaria das Finanças no século XIX. O espaço é uma iniciativa que se alinha ao propósito da Fundação Vale de fortalecer as identidades culturais regionais e valorizar a cultura, a memória e o patrimônio histórico nos territórios onde a Vale atua.

Serviço:

Memorial Minas Gerais Vale lança edital para jovens artistas

Endereço: Praça da Liberdade, s/n, esq. Gonçalves Dias
Período: 5 de maio até 30 de junho

Inscrições gratuitas pelo site: www.memorialvale.com.br

Horário de funcionamento do Memorial: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h. Quintas, das 10h às 21h30 com permanência até as 22h. Domingos, das 10h às 15h30 com permanência até as 16h.
Toda a programação é gratuita.
Classificação: Livre
http://www.memorialvale.com.br