Na próxima terça-feira, 19 de março de 2019, no Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC), o público da capital mineira tem encontro com a obra de Jorge Amado (1912-2001), que será analisada por Joselia Aguiar, jornalista, professora da Universidade de São Paulo (USP) e biógrafa do escritor baiano.

O escritor baiano Jorge Amado   Divulgação/Fundação Casa Jorge Amado

A primeira edição da temporada 2019 do programa literário “Letra em Cena. Como ler…” faz homenagem a um dos mais famosos autores brasileiros, Jorge Amado autor de mais de 40 livros, que foram traduzidos para 49 idiomas.

A jornalista e professora  Joselia Aguiar, biógrafa do escritor baiano     Foto/João Bertholini

Segundo Joselia, “a crítica literária não influenciava a sua escrita que era avessa ao intelectualismo e próxima da oralidade”.  A mulher, o negro e o sincretismo foram temas marcantes na obra de Jorge Amado, que teve vários livros adaptados para o cinema, o teatro e a TV, como “Gabriela Cravo e Canela”, “Tereza Batista cansada de guerra”, “Capitães de Areia”, “Tieta do Agreste”, “Tenda dos Milagres”, entre outros. Na ocasião, Joselia Aguiar lançará em Belo Horizonte a publicação “Uma biografia: Jorge Amado”.

O programa literário “Letra em Cena. Como ler…” é realizado pelo Minas em parceria com o escritor, jornalista e curador José Eduardo Gonçalves, com o objetivo de levar clássicos da literatura nacional, de forma fácil e leve, para o grande público. Para a temporada 2019, estão previstas palestras sobre Paulo Leminsk, Carolina de Jesus, Nelson Rodrigues, Caio Fernando Abreu, entre outros.

Serviço:

Letra em Cena… Como ler Jorge Amado

Data: 19 de março de 2019, terça-feira, às 19 h

Local: Centro Cultural Minas Tênis Clube. Rua da Bahia, 2244, Lourdes, Belo Horizonte/MG

As inscrições gratuitas  podem ser feitas no site da www.sympla.com.br. Classificação: livre.