A Gerdau assumiu no dia 1º de dezembro a gestão do Museu das Minas e do Metal (MMM), no Circuito Cultural Praça da Liberdade.  Aberto ao público em 22 de junho de 2010, o MMM foi concebido para destacar a relação da história e das expressões culturais com a riqueza das minas e recursos naturais do Estado. Recebe um público diverso de aproximadamente 5 mil visitantes por mês, totalizando cerca de 210 mil visitantes até o momento. Com a chegada da Gerdau, o MMM passa a ter entrada gratuita a todos os visitantes. Fotos: Jomar Bragança

SITE FACHADA - Jomar Braganca  2

Fachada do Museu das Minas e do Metal

Com área de 6 mil metros quadrados, o edifício original foi projetado em 1895 por José de Magalhães para abrigar a Secretaria do Interior do Estado e inaugurado juntamente com o Palácio da Liberdade, em 1897, ano de fundação da cidade.

Das Minas

Além das minas, mais de 400 amostras minerais estão expostas no Inventário Mineral, Chão de Estrelas e Miragens. E para conhecer a mina de ouro mais profunda do mundo o visitante desce em  um elevador virtual até 2,5 mil metros de profundidade na companhia de Dom Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina.

SITE MMM Atracao Mina de Morro Velho - Jomar Braganca

Atração Mina de Morro Velho

Trata-se da Mina de Morro Velho  de onde foram extraídas cerca de 300 toneladas de ouro, localizada em Nova Lima e que foi desativada em 2003.

Do Metal

Por meio de um passeio inusitado, o visitante descobre o universo dos metais junto aos tubos da Tabela Periódica.

SITE MMM Atracao Tabela Periodica - Jomar Braganca

Tabela Periódica

A Língua Afiada é o símbolo do Museu – uma escultura de aço inox de 18 metros de comprimento. 

Visitação: de terça a domingo, de 12h às 18h (quinta, de 12h às 22h). Entrada gratuita.

Normas: não é permitido fotografar com flash, acessar as dependências do Museu usando sapatos com salto ou portando qualquer tipo de alimento ou bebida. 

Acessibilidade: o  prédio possui banheiros, elevadores e rampas para pessoas com mobilidade reduzida. Entrada pela Avenida Bias Fortes, onde está o elevador panorâmico e estacionamento exclusivo.

Agendamento de grupos: o  MMM oferece visitas monitoradas a grupos escolares e a outros grupos interessados mediante agendamento, inclusive pelas manhãs.

Educadores: à disposição nos diversos ambientes para auxílio ao visitante.

Loja: estão à venda souvenires como amostras minerais, canecas personalizadas, livros e jogos infantis. Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, de 12h às 22h).

MMM Café: café com opções de sanduíches, saladas, comidinhas e sobremesas para almoço ou café da tarde.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, de 12h às 18h (quinta, de 12h às 22h).

 Praça da Liberdade, s/ nº, Prédio Rosa  – Tel.:  (31) 3516-7200 –  contato@mmm.org.br