A paixão em comum por espadrilles uniu as amigas Kelen Ribeiro e Marisa Lanza em prol de um objetivo comum: desenvolver e criar modelos e estampas para esse calçado feminino extremamente confortável, que caiu no gosto das mulheres mundo afora. Para unir o útil ao agradável as amigas se tornaram sócias e nasceu a Valenciana Espadrilles, localizada no bairro de Lourdes em Belo Horizonte. Com qualidade e bom gosto, a variedade dos modelos traduz o que há  de mais confortável, democrático e simplesmente chique para os pés femininos: as espadrilles.

Kelen, como toda bailarina clássica, tem um desvelo especial pelos pés tão castigados no desgaste pelas sapatilhas de ponta e pelos exercícios rigorosos durante as aulas.  Apaixonou-se pelo conforto de uma espadrille, a ponto de não conseguir calçar outro sapato. Reduziu então suas aulas para se dedicar à criação de modelos e estampas de espadrilles e alpargatas.

As empresárias Kelen e Marisa Foto/Divulgação

Apaixonada por moda, Marisa é conhecida por seu bom gosto e elegância. Desde muito nova se viu rodeada por tecidos, agulhas e linhas. Sempre atualizada nas tendências das temporadas de moda, é uma adepta fiel do salto alto e sua paixão por sapatos vem daí. Seus vários pares ditam seu estilo e fazem parte do seu dia-a-dia.

Motivadas pela mesma paixão, as duas amigas, voltaram-se para a origem desses calçados.“Em nossas viagens, percebemos nos pés das estrangeiras, alpargatas e também as nossas queridas espadrilles. Nosso encontro foi por acaso, mas nossa amizade se fortaleceu em torno dessa paixão chamada espadrille”, afirma Kelen.

Loja Valenciana      Foto/Divulgação

Através das pesquisas descobriram que em 1980, pequenos artesãos da cidade de Valencia, na Espanha, fabricavam sapatos simples e confortáveis, feitos de lona e juta para os agricultores locais. De lá eles foram exportados para o litoral espanhol onde os marinheiros se apossaram do modelo e usavam em seu dia a dia. Em 1936, veio a guerra e novamente Valencia produziu para os soldados os mesmos sapatos , só que para aquecer os pés dos bravos.

Quando se tornaram conhecidas por espanholas e europeias, as espadrilles em pouco tempo ganharam as ruas. Yves Saint Laurent, em uma feira de calçados na Espanha, ficou apaixonado com tanto conforto e a partir daí elas ganharam glamour e status fashion.

Serviço:

Valenciana

Rua Santa Catarina, 1234, Lourdes, Belo Horizonte/MG    Tel.: 31 2510-2722

lojavalenciana.com.br