A respeitada e mais famosa trend hunter do mundo, a empresa holandesa Lidewij Edelkoort, que antecipa as tendências de moda e design aponta que o ato de receber bem em casa quem você ama, é uma das grandes tendências da arquitetura e decoração. A realidade comprova  que em quase 100% dos projetos arquitetônicos, a solicitação dos clientes é: “uma casa para receber bem amigos e familiares”. Mas como acertar como anfitrião?

Projeto das arquitetas Lígia Jardim e Fernanda Sperb   Foto/Fellipe Lima 

Para as arquitetas Lígia Jardim e Fernanda Sperb, do escritório Jardim & Sperb Arquitetura de Interiores, salas, varanda, cozinha e área externa merecem mais atenção. Elas indicam elementos que podem ser usados para esse fim: “As áreas sociais devem estar integradas por meio de vários elementos construtivos e decorativos. O piso pode ser unificado, os revestimentos de parede podem se repetir nos ambientes e dar uma ideia de continuidade”.

A arquiteta Gláucia Britto dá algumas dicas que utiliza para receber bem amigos e família. “Procuro sempre vestir a sala de estar com flores para que todos os meus convidados se sintam carinhosamente recebidos. A mesa de jantar ganha destaque especial por ser ponto de encontro. Velas e mais flores se juntam à louça, toalha e talheres para compor, enriquecer e dar um toque aconchegante e requintado ao ambiente”, conta.

Neste lavabo, a arquiteta Gláucia Britto investiu em detalhes de finalização de projeto como as velas e as flores, que fazem a diferença.   Foto/Jomar Bragança 

A iluminação deve ser bem distribuída e oferecer opções de intensidade, dependendo do tipo de efeito que se queira dar em cada situação. “Para um momento intimista é ideal uma luz tipo penumbra”, salientam Lígia e Fernanda. Já o layout deve facilitar a conversação e a boa circulação. “Os móveis devem ser bem confortáveis e convidativos. Poltronas e mesinhas são peças que podem mudar facilmente de lugar, por isso, são boas opções”, complementam as profissionais.

Projeto assinado por Gláucia Britto  Foto/Jomar Bragança

Uma casa com alma, que acolhe, que abraça. Assim são os projetos desenvolvidos pela arquiteta Gláucia Britto, em total sintonia com o desejo das pessoas e como elas entendem o significado de morar bem na contemporaneidade. De acordo com a profissional, “encontrar amigos, receber e festejar é um prazer que merece ser vivido com charme, beleza e elegância, sem perder a descontração”.