Belo Horizonte sedia na próxima semana, entre os dias 1º e 4 de agosto, o SBDS + ISSD (Simpósio Brasileiro de Design Sustentável + International Symposium on Sustainable Design).

O evento – um dos mais importantes encontros científicos do Brasil e da América Latina sobre Sustentabilidade e Design, irá reunir pesquisadores, estudantes e profissionais do design, bem como representantes do setor produtivo e governamental na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.

IMGP0315_b

Professora da UFMG e coordenadora do evento, Andrea Franco Pereira

“Em 2017, o evento, que vem sendo realizado a cada dois anos, comemora seus 10 anos. O objetivo é reunir todo esse público com a intensão de discutir sobre o quadro atual e futuro do design em relação aos diversos aspectos ligados ao desenvolvimento sustentável”, explica a coordenadora do evento e professora da UFMG, Andréa Franco Pereira.

Identidade Visual

A identidade visual do SBDS+ISSD 2017 foi desenvolvida pelas estudantes Mariana Guimarães Jacinto e Stephanie de Figueiredo Silveira do Curso de Design da UFMG. O conceito traduz aspectos locais e ambientais, tendo como apoio a Igreja de São Francisco da Pampulha, cartão-postal de Belo Horizonte e patrimônio mundial da UNESCO. A composição do painel de Cândido Portinari foi tomada como fundo da marca e o desenho do peixe como símbolo de indicador ambiental, representando a volta da saúde e da vida aos rios a partir de ações de sustentabilidade.

Em Minas Gerais o SBDS + ISSD é realizado pelo Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo da UFMG e conta com apoio da FIEMG, bem como das agências de fomento à pesquisa FAPEMIG, CAPES e CNPq.  Os detalhes da programação podem ser consultados pelo site https://goo.gl/rLWovW

Andréa Franco Pereira

É designer, possui doutorado pela Université de Technologie de Compiègne (França) com ênfase em Ecodesign e Sustentabilidade. É Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais e coordena o Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estruturas do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo (TAU). Autora do livro Madeiras Brasileiras: Guia de combinação e substituição (Ed. Blucher/FAPEMIG). Tem experiência em Design de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecodesign, Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), Design de móveis, Madeira e Certificação.

Serviço:

SBDS + ISSD Simpósio Brasileiro de Design Sustentável + International Symposium on Sustainable Design

Data: 1º a 4 de agosto de 2017 (terça a sexta-feira). Horário: conforme programação disponível no site: https://goo.gl/rLWovW

Local: Escola de Arquitetura da UFMG – Rua Paraíba, 697 – Funcionários – Belo Horizonte-MG