No dia 4 de julho, terça-feira, o BDMG Cultural realizará o primeiro recital da série de apresentações do programa Jovem Músico BDMG,  que há 17 anos se dedica aos estudantes de música erudita.

Nesta primeira apresentação, subirão ao palco da Sala Juvenal Dias, do Palácio das Artes, os músicos Roger Deboben [violão],Mateus Junqueira [piano], Alisson Berbert [violino], Jefferson Assis [clarineta] e John Miranda [piano], e Gabriel Faustino [contrabaixo].

Para a maioria dos participantes, a apresentação no programa é o primeiro contato com o público. “Na formação de um músico, popular ou erudito, aprender a lidar com a experiência em palco é de extrema importância”, explica Roger Deboben.

Selecionados por uma comissão julgadora experiente, formada por Carlos Aleixo, Míriam Bastos e Rubner Abreu, os músicos apresentarão no recital os programas que interpretaram na audição.

Esta edição recebe participantes de Belo Horizonte e de outras cidades como Ipatinga, Juiz de Fora, Santo Antônio do Monte e até mesmo Rio de Janeiro.

Jovem Músico BDMG Cultural - Retratos para divulgação - Alisson Berbet, Belo Horizonte, MG. 16/06/2017. © Copyright Élcio Paraíso/Bendita – Conteúdo & Imagem | Todos os direitos reservados | All rights reserved

Jovem Músico BDMG Cultural,  Alisson Berbet Foto/Élcio Paraíso

De acordo com o violinista Alisson Berbert, uma das principais motivações é poder compartilhar sua música com um público interessado e ávido por prestigiar as novas gerações. “É algo único que nos motiva a prosseguir na carreira musical, com a esperança de um futuro promissor para cada um de nós”, destaca.

Jovem Músico BDMG Cultural - Retratos para divulgação - Gabriel Faustino, Belo Horizonte, MG. 16/06/2017. © Copyright Élcio Paraíso/Bendita – Conteúdo & Imagem | Todos os direitos reservados | All rights reserved

Gabriel Faustino  Foto/Élcio Paraíso

A coordenadora do programa Jovem Músico BDMG, Beth Santos, que está à frente do programa há seis anos, percebe que há uma dedicação dos músicos cada vez mais cedo. “Este ano temos candidatos de 25, idade limite para participar da série, até 11 anos, que é o mais jovem participante desta edição. É emocionante ver esse empenho e que a música erudita está muito bem representada pela nova geração. O futuro deste gênero musical em nosso estado é promissor, e nosso objetivo é fomentar e incentivar esses novos talentos”, afirma.

No programa desta primeira noite de recital, Villa-Lobos, Bach e Oiliam Lanna, consagrado instrumentista e compositor mineiro, entre outros compositores reconhecidos.

A partir do dia 4 de julho, os recitais serão realizados sempre na primeira terça-feira do mês até dezembro.

Serviço:

Jovem Músico BDMG 

Roger Deboben [violão], Mateus Junqueira [piano], Alisson Berbert [violino], Jefferson Assis [clarineta] e John Miranda [piano], e Gabriel Faustino [contrabaixo].

Data: 4 de julho, às 19h30

Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes:  Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro – Belo Horizonte-MG

Ingressos na bilheteria do Palácio das Artes. R$2 [inteira] e R$1 [meia-entrada]. Mais informações: 31 3219-8691