Suassuna- O auto do Reino do Sol é um musical em homenagem ao escritor paraibano Ariano Suassuna (1927-2014) que em junho de 2017 teria completado 90 anos. Todas as suas obras sempre valorizaram a brasilidade e a cultura nacional, ao mesclar a arte popular e o universo erudito.

Idealizadora deste tributo ao escritor, a produtora Andrea Alves, da Sarau Agência de Cultura Brasileira, localizada no Rio de Janeirio (RJ), lançou o desafio para a Cia. Barca dos Corações Partidos e convidou três ilustres conterrâneos de Ariano para criar algo totalmente inédito, inspirado no grande legado do escritor.

A Sarau Agência realizou em 2007 uma programação para festejar os 80 anos de Ariano e, desde então, foi criado um vínculo do escritor com a produtora Andrea Alves, responsável por todas as montagens da Barca dos Corações Partidos e por uma série de projetos que celebraram a arte brasileira nos últimos 25 anos.

Musical Suassuna – o Auto do Reino do Sol   Foto/Igor Oliveira

O texto e as canções do musical foram produzidos durante o período de ensaios, que começou em 2017, quando o elenco fez uma série de oficinas circenses e realizou pelo Nordeste brasileiro o “Circuito Ariano Suassuna”. Guiados por Dantas Suassuna, filho do homenageado, a trupe esteve em Casa Forte [Recife], conheceu a famosa Pedra do Ingá e visitou a fazenda de Taperoá [Paraíba]. Entre muitas palestras e oficinas, o grupo se preparou para o intenso processo criativo, em que se reuniram por oito horas diárias e apenas uma folga semanal nos últimos quatro meses.

Com canções inéditas de Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho, encenação de Luiz Carlos Vasconcelos e texto de Bráulio Tavares, o musical festeja 21 prêmios e mais de 70 mil espectadores.

Serviço:

Suassuna – O auto do Reino do Sol

Data: 19 de outubro a 12 de novembro de 2018. Sexta a segunda-feira, às 20h

Local: Teatro I – CCBB BH. Praça da Liberdade, 450, Funcionários, Belo Horizonte/MG
Duração: 120 minutos. Classificação indicativa: 12 anosIngressos: R$ 30,00 [inteira] e R$ 15,00 [meia entrada]. Clientes Banco do Brasil pagam meia-entrada
Venda de ingressos: bilheteria do teatro  Ingressos online: www.eventim.com.br
Informações: 31  3431-9400    31 3431-9503

Redes sociais CCBB: (twitter) @ccbb_bh |(facebook)/ccbb.bh | (instagram) @ccbbbh

Ficha Técnica:

Encenação de Luiz Carlos Vasconcelos. Texto: Bráulio Tavares. Música: Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Tenho. Idealização e Direção de Produção: Andrea Alves com Cia. Barca dos Corações Partidos: Adrén Alves, Alfredo Del Penho, Beto Lemos, Fábio Enriquez, Eduardo Rios, Renato Luciano e Ricca Barros. Atriz convidada: Rebeca Jamir. Artistas convidados: Chris Mourão e Pedro Aune. Cenografia: Sérgio Marimba. Iluminação: Renato Machado. Figurinos: Kika Lopes e Heloisa Stockler. Design de som: Gabriel D’Angelo. Assistente de direção: Vanessa Garcia. Coordenação de Produção: Leila Maria Moreno.