Premiado fotógrafo mineiro, José Luiz Pederneiras, expõe seu trabalho na Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube. A mostra “O Outro Lado da Montanha” tem abertura no dia 21 de julho e fica até 21 de outubro de 2019. Para a exposição foram selecionadas 25 imagens, que começaram a ser produzidas em 2014, em formatos variados, com expografia criada pelo arquiteto Fernando Maculan.

Segundo José Luiz Pederneiras, as imagens mostram as mudanças nos cenários de Minas Gerais, em função da mineração. “As fotos são um estudo sobre a transformação da paisagem, uma nova imagem do quadrilátero ferrífero que está surgindo de forma rápida e silenciosa. Tenho grande admiração por Carlos Drummond de Andrade, e o poema ‘A montanha pulverizada’, que fala sobre a extração de minério de ferro, é uma referência para o trabalho”, afirma Pederneiras.

Exposição “O Outro Lado da Montanha”   Foto/José Luiz Pedereniras

O mar entra na exposição por ser o que está além. “A montanha e o mar, estão presentes no pensamento do mineiro que sempre pergunta o que está depois da montanha. Será o mar? A montanha produz a riqueza que é escoada pelo oceano”, afirma José Luiz. Para o fotógrafo, o mar faz refletir. “Olhar a linha do mar no horizonte faz com que pensemos, reflitamos sobre o nosso limite. E, para nós, mineiros, é o mar que enxergamos além da montanha”, atesta o artista.

“Em seis anos de atuação, é a primeira vez que a Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube recebe uma exposição de fotografias. É uma honra poder mostrar o trabalho de José Luiz, premiado artista mineiro e mais um grande representante do DNA cultural da família Pederneiras”, afirma o diretor de Cultura do Minas, André Rubião.

Serviço

Exposição “O outro lado da montanha” – José Luiz Pederneiras
Data:
 21 de julho até 21 de outubro de 2019. Horário: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.

Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube. Rua da Bahia, 2244, Lourdes, Belo Horizonte/MG
Entrada franca.  Classificação: livre.