O Memorial Minas Gerais Vale, integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, recebe programação especial no período da Copa do Mundo, entre elas três exposições de futebol, cinema e bate-papos. Para o gestor do Memorial Vale, Wagner Tameirão, a programação do espaço tem dialogado com a cidade e com a produção artística mineira. Com a copa do mundo seria impossível não mostrar o futebol, essa paixão nacional que permeia os sonhos do povo brasileiro.

SITE - VIVAZ POR CAMILA FARIA_CREDITOS_WEBER_PADUA

Vivaz, por Camila Faria Foto: Weber Pádua

Com a curadoria da estilista Tereza Santos, dez dos mais importantes estilistas do país mostrarão suas releituras para a icônica camiseta 10 da Seleção Brasileira. Com criatividade e talento, eles customizaram suas obras com inspirações que refletem a visão de brasilidade de cada um. As marcas e os estilistas que assinam as peças são: Alessa, Vivaz por Camila Faria, GIG por Gina Guerra, Helen Rodel, Dudalina por Julian Gallasch, Lucas Magalhaes, Patricia Bonaldi, Patricia Motta, Renan Serrano, Tete Rezende e Blue Man por Thomaz Azulay.

A exposição “Futebol: sonho e paixão” faz uma homenagem ao futebol arte de todos os tempos. A partir de um recorte específico nos arquivos da Revista O Cruzeiro e do jornal Estado de Minas, o visitante terá a oportunidade de relembrar jogadas e grandes ídolos que fizeram a historia do futebol em Minas Gerais.

SITE BRASIL Futebol, Sonho e PaixaoTecnico Tele SantanaArquivo Diarios Associados

Futebol: Sonho e Paixão, Técnico Telê Santana
Arquivo Diários Associados

“Futebol: sonho e paixão” ainda promove dois bate-papos. O primeiro integra a programação do “Eu, criança, no museu”, onde crianças torcedoras participarão de um bate-papo de bola que promete confirmar que os pequenos também entendem desse esporte. A mediação é Thiago Costa, Coordenador do Museu Brasileiro do Futebol.

O segundo bate papo é sobre “Cobertura fotográfica de futebol”. Fotógrafos que fazem coberturas de futebol trocarão experiências com histórias e curiosidades que enfrentam no dia-a-dia da profissão.

SITE BRASIL MMMBrasil Futebol Clube Guilherme Bergamini

Brasil Futebol Clube
Foto: Guilherme Bergamini

Na exposição Brasil Futebol Clube, quinze fotógrafos retratam os campinhos de futebol amador na periferia de grandes e pequenas cidades, traduzindo a paixão pelo futebol, uma característica do povo brasileiro. Os fotógrafos são Alexandre Guzanshe, Fernanda Nasser, Gualter Naves, Guilherme Bergamini, Jackson Romanelli, Marcelo Coelho, Marcelo Viana, Marcilio Gazzinelli, Marco Mendes, Marylane Vaz, Nereu JR, Nilmar Lage, Pedro Couto, Phelipe Paraense e Walmir Monteiro.

Até o dia 13 de julho os filmes exibidos durante o 5º CINEfoot – Festival de Cinema e Futebol, realizado em maio e início de junho no espaço, estarão disponíveis para consulta na Midioteca do Memorial Vale. A programação completa pode ser vista no site www.cinefoot.org .

Serviço:

Memorial Vale recebe Programação especial na Copa do Mundo

CINEfoot

Dia: 31 de maio a 13 de julho

Entrada franca. Sujeita à lotação do espaço.

 Eu, Criança, no Museu! – Bate-bola sobre Futebol

Dia: 15 de junho, às 11 h

Entrada franca, sujeita à lotação do espaço.

Exposição Camisa 10

Período: 4 de junho a 15 de julho

Exposição Futebol: sonho e paixão

Período: 11 de junho a 27 de julho

Exposição Brasil Futebol Clube

Período: 11 de junho a 27 de julho

Endereço:

Praça da Liberdade, s/n, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento do Memorial: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h. Quintas, das 10h às 21h30 com permanência até as 22h. Domingos, das 10h às 15h30 com permanência até as 16h.     

Toda a programação é gratuita.          Classificação: Livre http://www.memorialvale.com.br