A Associação Mineira de Orquidófilos [AMO] realiza entre os dias 14 e 16 de outubro em Belo Horizonte, a 37ª Feira Nacional de Orquídeas.

Nos vinte e cinco estandes, o público poderá apreciar e comprar orquídeas, mudas e materiais de cultivo. Cerca de 900 plantas estarão expostas, muitas delas raras, cultivadas por orquidófilos de todo o Brasil. Para esta edição, a estimativa de público é de dez mil visitantes.

“O evento é um intercâmbio, uma troca de experiência, pois conseguimos reunir orquidófilos de associações do Brasil inteiro, além disso é uma ótima opção de lazer para a semana do feriado de 12 de outubro”, comenta Gleusa Dayrell, presidente da AMO.

Geralmente nas exposições de orquídeas são apresentadas espécies raras, e eventualmente até espécies novas, recém descobertas e descritas, principalmente brasileiras.

Divulgação/AMO

Divulgação/AMO

As mais raras serão avaliadas por um corpo de jurados especialistas no assunto e premiadas por categoria e espécie.

“O evento é um intercâmbio, uma troca de experiência, pois conseguimos reunir orquidófilos de associações do Brasil inteiro, além disso é uma ótima opção de lazer para a semana do feriado de 12 de outubro”, comenta Gleusa Dayrell, presidente da AMO.

Cursos e Palestras:

A participação nos cursos e palestras é aberta ao público. Os temas~abordados serão: Prepare seu próprio substrato: Cultivo ecológico de orquídeas, por Robson Miranda e Euler Menezes. Desmistificando o Catacetum: da Floresta ao Orquidário, por Ulisses Ferreira. O doce mundo das perfumadas Catleyas: simplificando o seu cultivo, por Orlando Parreira. Pragas e Doenças: como proteger suas orquídeas de forma natural, por Marcos Locatelli. Além das palestras haverá oficinas sobre o cultivo de orquídeas para iniciantes.

“Minha primeira orquídea”

Monitores e voluntários da AMO auxiliarão as crianças, acima de 6 anos de idade,  e ensinarão sobre ecologia e meio ambiente, através da oficina “Minha primeira orquídea”.

As crianças irão aprender como plantar e cultivar orquídeas e poderão levar para casa a orquídea que plantaram. O curso tem duração de aproximadamente 40 minutos e estará disponível em horários específicos nos dias 15 e 16.

AMO

Fundada em 12 de abril de 1978,  a Associação Mineira de Orquidófilos é uma entidade não governamental sem fins lucrativos. Sua finalidade é o desenvolvimento da orquidofilia, visando principalmente a preservação das espécies da família orquidáceas, em orquidários e em seu habitat natural.

Serviço: 37ª  Feira Nacional de Orquídeas

Local: Minascentro – Rua Guajajaras, 1022 – Centro – Belo Horizonte-MG

Data: 14, 15 e 16 de outubro [sexta, sábado e domingo]. Sexta: 9 as 19 h. Sábado: 9 às 20 h. Domingo: 9 às 18 h. Entrada Gratuita