O Memorial Minas Gerais Vale, integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, recebe no dia 06 de junho, sexta-feira, o IX RioHarpFestival, maior festival de harpas no Brasil, com o show do Trio Amadeus, com a cantora e harpista Marcelle Chagas.

O Festival chega à sua nona edição como um evento cultural de carreira contínua, apresentando ao público nomes consagrados da harpa, que juntos representam a habitual volta ao mundo em torno deste instrumento, um dos mais antigos da nossa história.

SITE CONCERTO DE HARPA

O Trio Amadeus sobe ao palco do Memorial com sua formação mais nobre: ao centro, a harpa e o canto doce de Marcelle Chagas, à esquerda, a voz leve e o violão rasgado de Fábio Lopes, e à direita, o violino virtuoso de Rafael Marcenes. O grupo aproveita a oportunidade para apresentar músicas inéditas, estreando versões inusitadas para sucessos da música pop como Smooth Criminal (Michael Jackson), With Out You (David Guetta) e A Thousand Years (Christina Perri).

Sobre o Trio Amadeus

Marcelle Chagas (harpa e voz), Fábio Lopes (violão e voz) e Rafael Marcenes (violino) formam o trio que há 10 anos aposta na missão de romper as barreiras do tempo, ruindo referências seculares num estilo pessoal e contemporâneo. A mistura de elementos é o que confere ao trabalho sonoridade e presença singulares.

A harpa, em diálogo com o violão, símbolo da cultura popular que dispensa apresentações. O violino surge como o elo entre a aplicação dos instrumentos na história da música e a sustentação de notas mais longas. O som peculiar do encontro é reforçado pela combinação ambígua de técnicas (lírico e popular) dos cantos dos dois vocalistas, Marcelle e Fábio, em belos arranjos de vozes.

Mas o ímpeto de mesclar elementos vai além da forma. A especialidade do Trio é fazer versões personalíssimas, mesclando peças eruditas e populares, antigas e contemporâneas, em apresentações com muita dinâmica e emoção. Árias de óperas, canções de musicais, trilhas de filmes, sucessos atemporais e novidades do mundo e autorais.

De Mozart – homenageado com o nome do grupo, e primeiro sucesso, com a versão de “Papageno” (A Flauta Mágica) – a canções populares de musicais como “O Fantasma da Ópera”, “Cats” e “O Mágico de Oz”. Peças medievais e releituras de rock e pop são um toque especial. Com 3 CDs lançados, sendo o mais recente também DVD, “Trio Amadeus – Ao Vivo”(2012), o grupo prepara um novo projeto, que começa a circular no segundo semestre de 2014. Mais em: www.trioamadeus.com.br  Foto: Gus Luz

Serviço:

IX RioHarpFestival realiza concerto no Memorial Minas Vale

Endereço: Praça da Liberdade, s/n, esq. Gonçalves Dias

Data: 06 de junho, sexta-feira

Horário: 19h30

Entrada franca, sujeita à lotação do espaço
Horário de funcionamento do Memorial: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h. Quintas, das 10h às 21h30 com permanência até as 22h. Domingos, das 10h às 15h30 com permanência até as 16h.