O filósofo Renato Lessa é o convidado da última conferência do Ciclo Mutações, nesta segunda-feira, 23 de outubro, no BDMG Cultural. Com o tema “A vertigem da autonomia: diferenciação e fragmentação na experiência dos humanos”, Renato Lessa discutirá conceitos de autonomia, termo, que segundo ele, “fixou-se, de modo indelével, no léxico de nossas mais fundas aspirações. A vontade de autonomia está inscrita de modo forte tanto no marco de origem liberal, presente na ideia de que somos portadores de direitos subjetivos e genéricos, como na proliferação identitária contemporânea, pela qual a expressão supostamente verdadeira de sujeitos sociais, culturais e políticos depende do estabelecimento de distinções cada vez mais densas e excludentes de identidade, como condição necessária para a autonomia da ação”.

BDMG MUTAÇÕES Renato Lessa_ crédito Hermano Taruma_2

O filósofo Renato Lessa Foto/Hermano Taruma

A temática, na percepção do filósofo, ultrapassa os “limites do contínuo reposicionamento dos sujeitos”, e, por isso, não aparece apenas nos espíritos e nas vontades. “Em chave menos volátil, ele pode ser tomado como um princípio formatador e estruturante da dinâmica social, sempre atravessada por múltiplos processos de diferenciação”, comenta Lessa, ao dizer, ainda, que, em sua conferência, também pretende “explorar as implicações paroxísticas de cada um desses princípios de autonomia”.

Renato Lessa

Renato Lessa é doutor em Teoria Política pelo Iuperj, professor titular [aposentado] de Teoria e Filosofia Política na Universidade Federal Fluminense, pesquisador associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e, no biênio, 2016-2017, do Centre Roland Mousnier, da Universidade de Paris IV – Sorbonn.  É, ainda, pesquisador do CNPq, categoria 1 A, e membro da Ordem Nacional do Mérito Científico. De 2013 a 2016, presidiu a Biblioteca Nacional. Foi pesquisador visitante, por meio de estágios de pós-doutorado, na Universidade de Lisboa, na American University [Washington, DC], na Universidade do Piemonte Oriental [Vercelli, Itália], no Centro Primo Levi [Torino, Itália], na École des Hautes Études en Sciences Sociales [Paris] e no Centre Roland Mousnier, da Universidade de Paris IV-Sorbonne.

Serviço:

Ciclo de Conferências Mutações – Tema: Dissonâncias do Progresso  –  Curadoria: Adauto Novaes

Data: 23 de outubro de 2017

Local: Auditório do BDMG Cultural

Rua Bernardo Guimarães, 1600 – Lourdes – Belo Horizonte/MG 

Inscrições no site: www.mutacoes.com.br ou no BDMG Cultural, antes da conferência.  Investimento: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) 

Mais informações: www.bdmgcultural.mg.gov.br ou telefone  31 3219-8486