Espetáculo teatral Insetos entra em cartaz nesta quinta-feira, 20 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, integrando a programação de aniversário de 5 anos do espaço.

Com texto de Jô Bilac, adaptado pela Cia dos Atores e pelo diretor Rodrigo Portella, a apresentação marca também os 30 anos de atividade do grupo carioca. A partir das relações encontradas na natureza, a peça traz uma reflexão pertinente sobre as questões sociais e políticas contemporâneas. A montagem traz quatro fundadores da companhia no elenco: Cesar Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto e Susana Ribeiro.

Após o após o sucesso de Conselho de Classe (2014), em parceria com a Cia dos Atores, Jô Bilac decidiu dar voz aos insetos para este novo espetáculo do grupo. São doze quadros que se entrelaçam formando um mosaico no qual o autor fala sobre convivência, medo e manipulação.

Gustavo Gasparini, Susana Ribeiro, Cesar Augusto e Marcelo Olinto da Cia dos Atores    Foto/Guga Melgar

Como uma fábula, o texto traça paralelos entre a natureza e questões político-sociais da atualidade – evocando comportamentos coletivos e individuais revelados através de uma grande polifonia de diferentes insetos: cigarra, gafanhoto, barata, louva-a-deus, besouro, mariposa, borboleta, mosquito, cupim, mosca e formiga.

Em cena, um imenso êxodo desequilibra a natureza. O colapso é eminente. Os gafanhotos tentam destruir tudo, mas se veem diante de uma nova ordem imposta pelo louva-a-deus. Nesse universo, o olhar sobre o humano ganha uma nova perspectiva, atravessada pela realidade dos insetos.

“Insetos” espelha através do mundo dos insetos os desequilíbrios da sociedade  Foto/Elisa Mendes

Com cenário de Beli Araújo e Cesar Augusto o espaço cênico é ocupado por pneus, que criam diferentes quadros para as cenas. Os figurinos de Marcelo Olinto trazem referências ao universo dos insetos – como asas e antenas – mas não são a representação fiel desses bichos.

“Essa peça me permite trabalhar o lugar do atrito entre o cômico e o trágico, refletido no estado de guerra proposto pelo texto. Trabalhamos entre o universo microscópico e invisível dos insetos e o nosso universo”, diz Rodrigo Portella.

Cia. Dos Atores

Formada pelos atores Cesar Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle, Susana Ribeiro e Bel Garcia (in memorian), a Cia. dos Atores comemora 30 anos de atividade ininterrupta em 2018, se tornando um dos grupos de maior tempo de trabalho no Rio de Janeiro.

Rodrigo Portella, diretor   

Natural de Três Rios, interior do Estado do Rio, o autor e diretor Rodrigo Portella dirigiu 19 peças. No Rio, cursou direção teatral na UNIRIO e publicou Trilogia do Cárcere. Em sua cidade natal, fundou a Cia Cortejo. Realizou cerca de 200 apresentações de Antes da Chuva por todo o país com o projeto Palco Giratório. Atualmente, se dedica a pesquisar as experiências de Charles Deemer e o Hiperdrama no Teatro, por meio de uma bolsa da FAPERJ, sob orientação de Moacyr Chaves. É diretor geral do “Off Rio – Multifestival de Teatro de Três Rios”, que em 2018 chega à sua sexta edição.

Foi indicado ao Prêmio Shell 2013 [Melhor Direção por Uma História Oficial e Melhor Texto por Antes da Chuva], Prêmio APTR 2010 [Melhor Iluminação por Na Solidão dos Campos de Algodão] e Prêmio Cesgranrio 2016 [Melhor Texto por Alice Mandou um Beijo]. Em 2017, dirigiu Tom na Fazenda – peça vencedora dos prêmios Cesgranrio [vencedor de três categorias, incluindo Melhor Direção], Botequim Cultural [vencedor de sete categorias, incluindo Melhor Direção] e Questão de Crítica.  A produção ainda concorre aos prêmios APTR e Shell.

Serviço:

“Insetos”

Local: CCCBBH – Praça da Liberdade, 450, Funcionários, Belo Horizonte/MG . Duração: 80 min   Classificação indicativa: 14 anos. Temporada: de 20 de setembro a 15 de outubro 2018.

Ingressos: R$30,00 [inteira] e R$15,00 [meia]  na bilheteria do Teatro.    Online:  www.eventim.com.br      Clientes Banco do Brasil pagam meia-entrada   Sessões: quinta a segunda, às 20h

Mais informações:  31 3431-9400     31 3431-9503.  Redes sociais:  twitter /@ccbb_bh . facebook /ccbb.bh . Instagram: ccbbbh . Site: bb.com.br/cultura