A fotógrafa Anna Khan é a convidada para a primeira edição do Prêmio Foto em Pauta na Casa Fiat de Cultura, na próxima terça-feira, 23 de agosto.

Premiada com uma viagem ao Oriente, Anna Kahn realizou três longas estadas no Império do Meio chinês, Zhong-guo, e retratou não apenas um enfoque documental e descritivo desta misteriosa sociedade para o olhar ocidental.

Anna conversa com o público sobre sua experiência de dois meses em residência artística na província do Yunnan, na China, onde pôde fotografar uma sociedade impenetrável ao olhar estrangeiro, livre das cortinas políticas que ocultam a realidade e as cores do país, e apresenta as fotos que compõem o seu primeiro livro – Oriente.

FOTO DE ANNA KAHN - USO RESTRITO NA DIVULGACAO DO FOTO EM PAUTA FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE TIRADENTES 2016

Foto/Anna Kahn

Com enfoque no esquecimento e inspirada no ideograma Ji Zhu, que significa “você não pode esquecer”, ela faz um contraponto com os costumes de uma sociedade que vive numa velocidade devoradora, onde o ato de lembrar deixou de ser importante.

O coordenador do projeto, fotógrafo e professor de fotografia da PUC Minas, Eugênio Sávio destaca que o programa já é o maior do Brasil em tempo de atuação.

O “Foto em Pauta” é realizado com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Belo Horizonte e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal. Conta com patrocínio da Rede de Saúde Mater Dei, apoio cultural da Casa Fiat de Cultura e Plan B Comunicação Online.

Sobre Anna Kahn

Anna Kahn nasceu no Rio de Janeiro, em 1968. Formou-se em Jornalismo, em 1992, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Em 1995, estudou fotografia na School of Visual Arts, em Nova Iorque.

Foi viver em Paris em 1999, onde estudou francês na Universidade Sorbonne e trabalhou como fotógrafa freelancer.

Em 2004 nasceu sua filha Sophia. Voltou a morar no Brasil em 2007. Seu trabalho procura retratar a ausência, a solidão, o silêncio; os murmúrios do mundo. Foi convidada pelo curador Jean Loh, de Shanghai, para uma residência artística no interior da China em 2013, na província do Yunnan. Esse deslocamento deu início à série de imagens que compõem o ensaio Ji Zhu, do livro Oriente

FOTO DE USO RESTRITO NA DIVULGACAO DO FOTO EM PAUTA FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE TIRADENTES 2015

Oriente Foto/Anna Khan

Oriente, de Anna Kahn, é vencedor da primeira edição do “Prêmio Foto em Pauta para Livro de Fotografia”, projeto pioneiro, realizado e viabilizado pela parceria entre o Festival de Fotografia de Tiradentes, a Editora Tempo d’Imagem e a Ipsis Gráfica.

Inspirado no tema do esquecimento, o livro Oriente apresenta uma seleção de fotografias que utilizam como referência o ideograma Ji Zhu, escrito em um quadro negro, que significa “você não pode esquecer”, em chinês. O ato de lembrar deixou de ser importante numa sociedade que vive numa velocidade devoradora.

O livro será vendido aos interessados.

Serviço:

Palestra Foto em Pauta com Anna Kahn. 23 de agosto de 2016, às 19h30. Oriente, de Anna Kahn Textos de Jean Loh e Pedro Afonso Vasquez.
 64 páginas, R$ 50

Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura – 4º andar

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG – Entrada Gratuita. Sujeito a lotação (200 lugares)

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10 às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h.  Informações: 31 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br        casafiat@casafiat.com.br      facebook.com.br/casafiatdecultura        Instagram:@casafiatdecultura     www.circuitoculturalliberdade.com.br