Para comemorar o Dia de Portugal e o Dia de Camões a Câmara Portuguesa de MInas Gerais realiza em Belo Horizonte, dia 16 de junho, sábado, a 8ª edição da Festa Portuguesa.

O evento acontece no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, localizado na Cidade Jardim e traz uma programação rica incluindo atrações gastronômicas e artísticas que reforçam a interação entre as culturas.

A curadoria gastronômica é do chef Edson Puiati, professor da UNA, que também comanda o estande Gastro UNA. Os restaurantes participantes levam ao público a legítima gastronomia portuguesa, e são convidados a dar um toque brasileiro nas receitas. Caravela, Tugas, Taberna Baltazar, Thiago Lima & Renato Lobato, Armazém Medeiros, Verde Gaio, Restaurante do Porto e o restaurante Paladino são alguns nomes já confirmados que irão apresentar pratos com fusão das culinárias mineira e portuguesa. Também estão confirmadas quatro docerias: Doceria Baltazar, Doces de Portugal, Sorvete Artesanal Alento e Casa di Maria. Um concurso gastronômico será realizado para escolher a “Melhor Entrada”, o “Melhor Prato Principal”, a “Melhor Sobremesa” e o “Melhor Prato Fusão Minas Portugal”.

“Há 30 anos, os portugueses que viviam em Belo Horizonte comemoravam o Dia de Portugal no Brasil – 10 de junho – na Praça Marília de Dirceu, onde está localizado o busto de Camões. Reforçando essa tradição, a festa desperta o interesse do público por meio da cultura, música e gastronomia. A expectativa para qualquer festa de rua é muito grande. Este ano esperamos 40 mil pessoas circulando ao longo do dia, para isso pensamos numa estrutura que traga a comodidade das pessoas e garanta um deslocamento tranquilo entre os espaços”, conta Carlos Alberto, vice-presidente da Câmara Portuguesa.

Festa Portuguesa                            Foto/Divulgação

Na programação artística, um dos destaques do palco principal é a DJ portuguesa Joana Hasse. Também se apresentam: DJ Aída, Sonia Gargiulo com Nadilson Assunção, Lúdica Música, Charanga Pop, Grupo Folclórico Gil Vicente e Flaming Boys. No palco artístico, Coral Luís de Camões, Grupo de Poesia da Faculdade de Letras da UFMG, Trio Dom Preto, Choro por Elas e Jazz Harrison.

“A Festa Portuguesa surgiu da necessidade de uma maior interação da cultura portuguesa com a população de Belo Horizonte e Minas Gerais. Os laços que nos unem são muito fortes, mas quase sempre imperceptíveis. Desta forma começamos a pensar um evento que trouxesse Portugal para BH, e que neste dia vivêssemos o melhor dessa cultura em nossa cidade. É muito interessante e gratificante notar o entusiasmo da plateia na interação com as tradições portuguesas”, conta Vittorio Lanari Junior, diretor executivo da Câmara Portuguesa de Minas Gerais e Coordenador Geral da Festa Portuguesa.

A Festa Portuguesa 2018 é realizada via Lei Estadual de Incentivo à Cultura pela Câmara Portuguesa em Minas Gerais, com co-realização do Consulado de Portugal, CCLB (Centro da Comunidade Luso Brasileira) e Elos Clube. Tem patrocínio da Cimentos Liz, Pif Paf Alimentos, Supermercado Verdemar, ECB-Empresa Construtora Brasil, Cervejaria Verace. Apoio da Amalou-Associação dos Moradores do Bairro de Lourdes, Azeite Andorinha, Sabseg Corretora de Seguros, Paróquia Santo Inácio, UNA, Hospital na Residência. Produção da Peixe Tolo e da Costura de Ideias.

Serviço:

Festa Portuguesa 2018

Data: 16 de junho, sábado, das 10h às 22h

Local: Entorno do Museu Histórico Abílio Barreto: Rua Bernardo Mascarenhas. Rua Josafá Belo. Rua Ten. Renato César. Área externa do Museu Histórico Abílio Barreto. Praça Prof Godoy Betônico.

Informações: www.camaraportuguesamg.com.br    Facebook.com/FestaPortuguesaBeloHorizonte         Instagram.com/FestaPortuguesaBH