O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, é palco de oficinas mensais do Festival SACI, Sociabilização, Arte e Cultura na Infância. No próximo domingo, dia 8, acontecerá a próxima oficina, quando Cecília Pederzoli, educadora artística e fotógrafa, ensinará as crianças a construir um caleidoscópio.

SITE OFICINA

A palavra caleidoscópio vem da junção das palavras gregas kalos (belo), eidos (forma) e escopeo (vejo). Trata-se de um objeto ótico composto de três espelhos montados dentro de um tubo com algumas peças coloridas. Ao girar, cria uma infinidade de combinações, sempre simétricas, devido à posição dos espelhos. A proposta da oficina é aguçar a curiosidade e a criatividade das crianças experimentando diversas combinações de cores e formas.

SITE OFICINA 1

Cecília Pederzoli

É fotógrafa, professora e jornalista. Graduada em educação artística pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e em jornalismo pela PUC Minas. Estudou fotografia no Westminster College, na Inglaterra, com Arnold Borgerth. Como professora, atuou na Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia e na formação de professores no projeto VER – Vivendo a Estrada Real, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Festival SACI

O SACI integra diferentes linguagens em um mesmo evento, com foco artístico-cultural destinado exclusivamente à infância. O Festival tem a força da imagem do Saci como um grande símbolo de resistência da infância brasileira. Inserido por Monteiro Lobato no Sítio do Picapau Amarelo em 1922, o Saci é um dos principais personagens das histórias e da memória brasileira. Muito de bem com vida, carrega o índio, o negro e, no seu gorro, o europeu. A programação completa do evento pode ser consultada em www.festivalsaci.com.br. Fotos: MM Gerdau/Divulgação

Serviço

Festival SACI – Oficina de caleidoscópio com Cecília Pederzoli

Data: 8 de fevereiro de 2015, domingo, de 15 às 17 h

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Classificação etária: 6 a 12 anos

Inscrições: gratuitas, pelo telefone 31 3227-7331 

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa – Funcionários

Telefone: 31 3516-7200

Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)

Entrada franca www.mmgerdau.org.br

Compartilhe… Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone