Para quem ainda não conhece essa delícia típica de Pernambuco, o Bolo Souza Leão é um dos doces brasileiros mais antigos do País. Em 2007, a iguaria recebeu o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco. Confiram a receita que o Divino Fogão preparou para vocês:

Bolo Souza Leão

Ingredientes:
1kg de massa de mandioca (também conhecida como puba, encontrada nas casas de produtos nordestinos). 12 gemas. 500ml de leite de coco. 250g de margarina. 1kg de açúcar. 3 xícaras de água

DIVINO FOGÃO BOLO SOUZA LEÃO

Divino Fogão/Divulgação

Modo de preparo:
Calda: Colocar 1kg de açúcar com 3 xícaras de água para ferver, deixar por 30 minutos fervendo. Depois que ferver, acrescentar a margarina e deixar esfriar.

Massa: Colocar a massa de mandioca em uma vasilha, adicionar leite de coco e as 12 gemas. Misturar com a calda e passar duas vezes na peneira. Untar a forma com margarina e assar.

Um pouco de história:

O nome do quitute vem da família pernambucana Souza Leão, que teria sido a criadora da receita no século XIX.

Tradicionalmente, o bolo Souza Leão é servido em ocasiões especiais, tendo-se apuro não só na escolha dos ingredientes e no preparo, como também no esmero em servi-lo. O costume é apresentar a iguaria em louças e porcelanas finas, com utensílios de prata e cristal. Contam que ele foi servido ao imperador Dom Pedro II e à sua esposa Teresa Cristina em 1859, quando passaram pelo estado de Pernambuco.

Serviço:

Restaurante Divino Fogão

BH Shopping: Rodovia BR 356, 3049   Piso Ouro Preto   Belvedere,  Belo Horizonte/MG   Tel.: 31 3657-1602

Shopping Del Rey:  Av. Presidente Carlos Luz, 3001   Caiçara, Belo Horizonte/MG    Tel.: 31 3566-5666      www.divinofogao.com.br

Compartilhe… Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone