A Abrasel-MG (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) acaba de divulgar os três primeiros colocados do concurso Melhor Petisco Bar em Bar, da 11ª edição do Festival Bar em Bar, que aconteceu entre os dias 9 e 26 de novembro, em 16 bares e restaurantes de Belo Horizonte.

O campeão foi o Agosto Butiquim, no Prado, que conquistou o paladar do público com a porção “Sereno do Serro”, feita com cubos de carne serenada, cobertos com queijo do Serro, acompanhados de tomatinhos cereja grelhados com toque defumado, alho e farofinha crocante.

BAR EM BAR AGOSTO BUTIQUIM 2707Sereno do Serro,  Agosto Butiquim   Abrasel/Divulgação

O segundo lugar ficou com o Marina’s Bar. O estabelecimento, localizado no bairro Santa Efigênia, preparou, durante o festival, o “Casadinho do Marina’s”, casadinho de batata com tomate, acrescido de queijo minas artesanal do Serro, servido com salsinha, orégano e manjericão.

BAR EM BAR MARINAS 2719Casadinho do Marina’s,  Marina’s Bar   Abrasel/Divulgação

O terceiro lugar foi do BQS Beers and Quick Snacks, localizado no Santa Lúcia, com o petisco “Nachos Mineiro”, preparada com Tortilha de massa de pastel, servida com ragu de linguiça fresca, queijo do Serro e catchup de goiabada cascão picante.

BAR EM BAR BBQS 2711Nachos Mineiro, BQS Beers and Quick Snacks   Abrasel/Divulgação

Os vencedores foram escolhidos pelo público, através de votação por meio de cédulas disponibilizadas em cada casa. Os critérios avaliados para definir os campeões foram sabor e apresentação. As notas variavam de 1 a 5. Os três primeiros colocados vão receber uma placa de homenagem pelo resultado.

De acordo com o presidente da Abrasel-MG, Ricardo Rodrigues, o evento superou as expectativas dos organizadores e a estimativa de público nos 16 bares e restaurantes participantes teve um crescimento de mais de 70% em relação à 10ª edição, ocorrida em 2016.

“Ficamos muito felizes por saber que as pessoas estão abraçando o festival e que ele, cada vez mais, tem fomentado a cena gastronômica da capital mineira. Prova disso, é o retorno positivo que recebemos de todos os bares participantes que se envolveram”, afirma Rodrigues.

Na edição deste ano, uma das regras para os participantes do Bar em Bar foi utilizar o queijo minas artesanal das sete regiões produtoras do estado como ingrediente principal na criação do petisco. Esse é outro fator que, segundo Ricardo, também explica o sucesso do evento. “O queijo faz parte da identidade cultural e gastronômica dos mineiros. Logo não é demais concluir o quanto somos apaixonados por essa iguaria. Trazê-la para as porções foi uma forma de homenagear a nossa culinária, que é rica, diversa e incrivelmente saborosa”, destaca o empresário.

A 11ª edição do Bar em Bar contou, neste ano, com os patrocinadores Baru Marketing Gastronômico, De Angelis, Ambev, Uber, Cemig, +Gastronomia, Mineiraria, Codemig e Governo de Minas Gerais.

Serviço:

Agosto Butiquim: Rua Esmeralda, 298, Prado, Belo Horizonte/MG   Tel.: 31 3337-6825

Marina’s Bar: Rua José Baroni, 13, Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG    Tel.: 31 3283-1325

BQS Beers and Quick Snacks: Av. Haley, 777 ljs 12 e 13, Santa Lúcia, Belo Horizonte/MG   Tel.: 31 3656-4321

Compartilhe… Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone