Profissionais falam das vantagens do cooktop e dão dicas de como usufruir melhor desse eletrodoméstico

SITE DECOR

Foto: Daniel Mansur/Divulgação

O cooktop chegou e logo se tornou uma tendência nas cozinhas. Além do design conferir mais beleza ao ambiente, a superfície em vidro ou inox facilita a limpeza.

SITE DECOR 4

Foto: Rodrigo Marcadier/Divulgação

Profissionais do setor destacam outras vantagens, além dessas. “Diferente dos fogões, os botões do cooktop são mais difíceis de serem ligados pelas crianças. Outro ponto positivo é que se a chama apagar por qualquer motivo, o eletrodoméstico possui um sistema que bloqueia a saída de gás, evitando acidentes. Ou seja, além do design mais clean e moderno, o cooktop é mais seguro”, destaca a designer de interiores Iara Santos.

Em relação ao funcionamento, o cooktop pode ser a gás, elétrico ou por indução. “Os modelos a gás precisam de instalação e possuem um visual mais pesado. Já os elétricos e por indução, apresentam um design mais limpo, já que possuem a superfície lisa e não têm a saída de chamas.Os modelos por indução magnética, apesar de serem mais seguros, exigem panelas especiais para seu funcionamento”, explicam as arquitetas Luciana Araújo e Nathália Otoni.

Mas será que toda cozinha pode receber um aparelho assim? “Todas as cozinhas aceitam o cooktop, desde que tenham um nicho específico para ele”, afirmam as profissionais.

Compartilhe… Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone