Nesta sexta-feira, 24 de novembro, o convidado do Sempre um Papo é o fotógrafo Bob Wolfenson que realiza debate e lançamento do seu livro “Bob Wolfenson”, da Terra Virgem Edições. O lançamento compõe a coleção Fotógrafos Viajantes e acontece no Auditório da Cemig em Belo Horizonte.

A obra traz imagens selecionadas pelo editor, do acervo de quase 50 anos do fotógrafo com 58 fotos de famosas e de mulheres do círculo íntimo de Bob, entre elas Gisele Bündchen, Tais Araujo, Luiza Brunet, Fernanda Torres, Juliana Paes, Rita Lee e Alessandra Negrini. O escritor Reinaldo Moraes, que é amigo de juventude de Bob, assina o texto de apresentação.

“Este é um livro de mulheres, misturando imagens provocativas com outras mais contidas. Nenhuma no entanto passa despercebida. Todas são lindíssimas, seja pela beleza dos corpos nus, pelos olhares, pela atitude, mas principalmente pela forte presença. Na sequência das páginas que editei há uma conversa abstrata entre essas mulheres – cromática, estética, manifesta… Esta minha escolha é uma entre as tantas possíveis para pincelar a fotografia de Bob Wolfenson”, diz Linsker.

SEMPRE UM PAPO Bob Wolfeson - divulgação

Bob foi um dos principais nomes da revista Playboy nas décadas de 1990 e 2000, sempre requisitado por atrizes, modelos e cantoras nas mais diversas publicações mundo afora. “Algum fluxo se estabeleceu nesses encontros que me deu um salvo-conduto pra que resultassem no que resultaram e pra que um pequeno conjunto deles esteja aqui, tão bem representado neste livro”, diz ele. “Mais do que um retrato de celebridades dos últimos anos, é um livro que exalta a fotografia e tudo que envolve esse processo da direção e história que crio para cada novo personagem à imagem final”, completa.

Há imagens inéditas no livro, como os retratos de Luiza Brunet, Luciana Vendramini, Fernanda Torres, Ana Hickmann, Betty Prado, Vera Zimmermann e Laura Neiva. Este é o setimo livro de Bob, que parte, após o lançamento, para apresentá-lo no Paris Photo, dia 7 de dezembro.

Editor: Roberto Linsker. Fotografia: Bob Wolfenson. Texto: Reinaldo Moraes. Design: Pedro Mattos. Formato 12 x 16 cm. Capa dura 96 páginas, 58 fotografias. ISBN: 978-85-85981-88-4
Bilingue: português e inglês. Preço: R$ 70,00.

Bob Wolfenson:
Desde que iniciou sua trajetória profissional, aos dezesseis anos, no estúdio da Editora Abril, o paulistano Bob Wolfenson já trabalhou com os principais gêneros fotográficos. E o fez com sucesso, tanto em seu estúdio como em viagens pelo Brasil e o mundo afora – tomando café da manhã no salão vazio do Hotel Glória em Caxambu ou pedindo room service do Copacabana Palace.

Uma das referências nacionais como retratista, fotógrafo de nus e de moda, Wolfenson transita entre a publicidade e a arte.

Já trabalhou para as principais revistas de moda como Vogue, Elle, S/N, Playboy, Harper’s Bazaar, Marie Claire e Rolling Stones e publicou vários livros como Jardim da Luz (Editora DBA/Companhia das Letras, 1996), Moda no Brasil por Brasileiros (Cosac Naify, 2003), Antifachada – Encadernação Dourada (Cosac Naify, 2004), Cinépolis (Schoeler, 2009), Apreensões (Cosac Naify, 2010),  Belvedere (Cosac Naify, 2013) e 24×36 (Schoeler Editions,2013). Seu trabalho, Nósoutros, foi apresentado na Galeria Millan no começo de 2017 e foi enviado para vários festivais no mundo afora. Wolfenson é também criador e editor da revista de arte e moda S/N.

Muitas de suas obras fazem parte  dos acervos do Museu de Arte de São Paulo [Coleção Pirelli-MASP], do Itaú Cultural, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Brasileira – FAAP, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo [MAC-USP, Zacheta National Gallery of Art [Varsóvia], entre outras coleções. Além de seus projetos autorais, em 2016, B.W. se envolveu como co-curador da exposição de Otto Stupakoff ao lado de Sergio Burgi, no Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro. Foto/Divulgação

Serviço:

Sempre Um Papo com Bob Wolfenson
Dia 24 de novembro de 2017, sexta-feira, às 19h30. Entrada gratuita.
Local: Auditório da Cemig – Rua Alvarenga Peixoto, 1200, Santo Agostinho – Belo Horizonte/MG
Informações: 31 32611501

Compartilhe… Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone