Nos aniversário de 120 anos da capital mineira, belo-horizontinos e turistas são convidados a conhecer na Sala Belo Horizonte, no Memorial Minas Gerais Vale, a história da cidade. Localizada no segundo piso do museu, com uma decoração que remete ao ano de 1897 e museografia assinada por Gringo Cardia, o ambiente chama a atenção de adultos e crianças.

No sofá ou no carpete, confortavelmente, os visitantes conhecem a história recontada por meio de vídeo e são surpreendidos com detalhes que fazem a experiência ficar marcada na memória.

Entre os aspectos da história da cidade estão as motivações para instalar a nova capital, o processo de construção, curiosidades sobre nomes das ruas e bairros, além de detalhes como as lendas que fazem parte do imaginário popular. A sala oferece ao público dados históricos com ilustrações que passam pelos anos de 1700 a 2010.

Memorial VALE S.A na Praça da Liberdade em Belo Horizonte MG. 26/11/2010. FOTO ÉLCIO PARAÍSO/BENDITA

Sala Belo Horizonte no Memorial Vale  Foto/Élcio Paraíso

A visitação é gratuita e é acessível dentro do horário de funcionamento do Memorial Minas Gerais Vale.

Serviço:

Sala Belo Horizonte – Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, s/n, esq. Gonçalves Dias, Funcionários, Belo Horizonte/MG

Funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

Sábado e domingo: Neste mês de dezembro são propostas duas atividades comemorativas pelos 120 anos de BH: “Cidades (Im)possíveis” e “Uma cidade para todos”, que propõem reflexões sobre questões do cotidiano das cidades, de quem transita por elas e sobre a cidade ideal para todos.

As famílias podem realizar visitas mediadas em horários específicos. Sábados: 13, 14 e 15 h. Domingos: 11, 12, 13, 14, e 14h30 [grupos de até 10 pessoas]. Interessados devem se informar dos detalhes na recepção.

Visitação aberta ao público.

Compartilhe… Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone