O espetáculo “Rio mais Brasil, o nosso Musical” chega a Belo Horizonte para  três apresentações, dias 16 e 17 de setembro, sábado e domingo, no Teatro Sesiminas. O espetáculo se passa nos bastidores da realização de um longa-metragem, livremente inspirado na obra “O Povo Brasileiro”, do antropólogo, Darcy Ribeiro.

Idealizado por Gustavo Nunes, com direção de Ulysses Cruz e texto de Renata Mizrahi, a montagem tem no elenco Cris Vianna, Danilo de Moura, Danilo Mesquita e mais 17 atores multi-instrumentistas, que apresentam composições inéditas e canções consagradas na história musical do país.

O país de Villa-Lobos, Ary Barroso, Caetano Veloso, Rita Lee, Almir Sater, Tom Zé, Gilberto Gil.  Rio mais Brasil, o nosso musical mostra um país cheio de musicalidade e contrastes. O povo brasileiro é o protagonista, com sua pluralidade, sua complexidade, seu sincretismo, livre de estereótipos. Uma gente que enverga, mas não quebra.

Foto: Leo Aversa

Rio mais Brasil, o nosso Musical  Foto/Leo Aversa

A escolha do elenco deve refletir essa proposta, com pessoas de todo o país, que mostrarão um pouco de suas vivências, ajudando a entender o Brasil através da sua gente. Foram mais de 500 candidatos de todo o país e a lista inclui nomes do Amazonas, Mato Grosso, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Realidade e ficção dialogam em cena. Não apenas porque o espetáculo retrata uma rotina tão comum à cultura brasileira, mas porque foi livremente inspirado em um fato acontecido na própria produção do musical, que seria montado em 2016, porém teve o cancelamento de um patrocínio quando estava iniciando os ensaios, já com  todo o elenco escolhido.

O produtor e idealizador Gustavo Nunes não desistiu e artistas como Ulysses Cruz e Cris Vianna seguiram à disposição do projeto, que pôde agora ser viabilizado com apresentação do Ourocap, em uma realização da Turbilhão de Ideias Entretenimento.

É a arte mais uma vez driblando os obstáculos e fazendo brotar a criação de onde antes havia apenas incerteza. “Essa primeira tentativa frustrada se transformou em história na peça. E o personagem Martin é uma homenagem ao Gustavo, que nunca desistiu de fazer esse espetáculo nascer”, exalta Ulysses.

O musical representa o hoje, com um olhar otimista “nosso povo se reinventa a cada momento. Queremos revelar a cara dessa gente, exaltar o quanto somos grandes e ricos de diversidade e quanta beleza pode haver!”, celebra Renata Mizhrai.

Rio mais Brasil, o nosso musical é apresentado por: Ministério da Cultura e Ourocap -Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master: Ourocap. Produção: Turbilhão de Ideias Entretenimento. Realização: Teatro SESIMINAS / Ministério da Cultura / Brasil Governo Federal.

Imagens em vídeo do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=WgKFy8EuFwo 

Serviço:

Rio mais Brasil, o nosso Musical

Datas: 16 de setembro de 2017, sábado às 17 e  às 21 h. Dia 17 de setembro de 2017, domingo, às 19 h. Classificação etária: Livre. Duração: 105 minutos

Local: Teatro Sesiminas – Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia – Belo Horizonte -MG

Ingressos: 100,00 e R$ 50,00 [preços de inteira]. Vendas: bilheteria do teatro e https://www.tudus.com.br/

Informações: 31 3241-7181

Compartilhe… Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone