A comunidade judaica de Belo Horizonte irá se reunir  no dia 22 de maio, na Praça Estado de Israel, no bairro Mangabeiras, em Belo Horizonte, para celebrar a 25ª edição da Festa de Israel. Considerada uma tradição na capital mineira, a festa é caracterizada por seu clima familiar e de confraternização, e tem o objetivo de difundir a cultura judaica.

Neste ano a festa também celebra 68 anos da independência israelense, conquistada em maio de 1948. Entidades que integram a Federação Israelita de Minas Gerais (FISEMG) estarão presentes levando ao  público os costumes, a culinárias, livros, turismo e danças folclóricas israelenses. Para as crianças haverá uma área reservada com brinquedos e oficinas.

“Mais do que um intercâmbio cultural, é um momento de absorver conhecimento e tradição, a festa é sinônimo de paz e união. A cada ano que passa a festa se firma no calendário de eventos culturais da cidade, conquistando mais adeptos. Todos são sempre muito bem-vindos”, afirma Salvador Ohana, presidente da Federação Israelita de Minas Gerais.

A estimativa dos organizadores é que até dez mil pessoas passem pelo local.

Culinária típica: 

Falafel uma das iguarias da festaUma das principais iguarias da festa é o Falafel, famoso pão árabe com bolinhos de grão de bico, pasta de gergelim e salada. Cozinheira: Nícia Back Sternick. Anote a receita!

Falafel

1º passo: Molho Tahine

Ingredientes: 1 xícara de pasta de gergelim. 1 limão grande.  2 a 3 dentes de alhos amassado. Sal a gosto.  ½ colher de chá de páprica. 2 colheres de sopa de salsa verde fresca picada bem fina.

Modo de fazer: Em uma tigela, misturar a pasta de gergelim, o suco de limão e ¾ de xícara de água. Acrescentar o sal e o alho. Na hora de servir, guarnecer com salsa picada. A consistência deve ser a de um creme ralo. 

2º passo: Massa

 Ingredientes: 2 xícaras de grão de bico.  4 colheres de salsa verde fresca bem picada.  4 colheres de salsinha bem picada. 1 cebola bem grande picada. 2 colheres de chá de sal. 2 colheres de páprica picante.  6 a 7 dentes de alhos amassados. 2 colheres de chá Cominho moído. 2 colheres de chá de fermento em pó. 8 a 10 colheres de farinha de trigo. Óleo de soja ou outro óleo vegetal para fritar. Cebola picada para guarnecer. Molho de Tahine. Pão pita. Zhough para condimentar a gosto. 

Modo de fazer:

Deixar de molho o grão de bico por 12 horas. Escorrer o grão de bico e colocar no processador de cereais a cebola, a salsa, a salsinha, a páprica, o alho e o cominho. Processar sem deixar amolecer, ficando uma consistência firme.

Juntar o fermento à farinha de trigo e misturar bem numa tigela, permitindo que forme uma massa que não grude nas mãos. Colocar o recipiente no refrigerador, coberto com um plástico, de um dia para o outro.

Enrolar bolinhas do tamanho de uma noz. Aquecer o óleo equivalente a oito centímetros de altura em uma panela funda e fritar uma bola para testar. Caso ela se desmanche, é sinal que há necessidade de colocar um pouco de mais de farinha na massa. Depois, frite as seis bolas até ficarem bem coradas. Desengordurar em papel absorvente. Colocar 2 bolas em cada pão pita, com tomate picadinho, cebola, e temperos a gosto, regando com o molho Tahine. Foto/Divulgação

Serviço:

Festa de Israel 25ª edição

Data: 22 de maio de 2016, domingo, de 10h30  às 16h30.

Local: Praça Estado de Israel, no bairro Mangabeiras – Belo Horizonte – MG

Como chegar: no bairro Mangabeiras, depois da praça do Papa, subir à direita em direção à Serra do Curral e virar a primeira à direita na Avenida José Patrocínio. Subir cerca de 200 m. [Esquina com rua  Professor Sálvio Nunes].