Inaugurado há pouco mais de dois anos, por meio da parceria público-privado (Governo do Estado + mineradora Vale), o Memorial Minas Gerais Vale é um dos oito museus que fazem parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade e teve as suas portas abertas graças à transferência da sede do Governo de Minas Gerais para a Cidade Administrativa, nos arredores de Belo Horizonte.

Instalado no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, o museu tem projeto arquitetônico assinado por José de Magalhães e preserva as características antigas do edifício, datado de 1897, aliado às modernas instalações e espaços.

Preservação: escadaria que dá acesso aos 3 andares do Museu.
Detalhes do novo projeto arquitetônico.
Com o intuito de destacar o patrimônio cultural e histórico mineiro, o Memorial Minas Vale conta com obras de artistas referências na história mineira, como o fotógrafo Sebastião Salgado, o poeta Carlos Drummond de Andrade, a artista plástica Lygia Clark, entre outros. O museu também apresenta de forma interativa as histórias de Belo Horizonte e de Minas Gerais.

Sala Sebastião Salgado.
Sala interativa e tecnológica.
Sala interativa Guimarães Rosa.
Sala Celebrações
Maquetes da sala Vilas Mineiras.
LourdesporLourdes esteve lá e adorou! Faça você também uma visita e prestigie a cultural mineira e local. A entrada é gratuita.

Maiores informações e programação do Museu você encontra aqui.

Museu Memorial Minas Gerais Vale
Praça da Liberdade, snº, esquina com a Rua Gonçalves Dias, Lourdes.

Fotos: Acervo Setur-MG e João Marcos Rosa da Nitro Imagens.

Compartilhe… Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone